<b> O CAPITALISMO COMO RELIGIÃO: A TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL </b>
DOI:
https://doi.org/10.18224/cam.v16i1.6364Palavras-chave:
Teoloiga da Libertação, Modernidade, Colonialidade do poder, Teoria Crítica, Perspectiva decolonialResumo
Este texto aborda a importância da teologia da libertação como crítica moderna da modernidade. Ao analisar algumas teses dos teólogos Gustavo Gutiérrez e Leonardo Boff, procuraremos entender as contribuição desta corrente teológica não somente no plano sociopolítico, mas também em seu aspecto geo-epistêmico. Por consequência, sustentamos que a Teologia da Libertação é um antecedente fundamental do que hoje se conhece como “perspectiva decolonial”. Por outro lado, tratamos de mostrar a “afinidade eletiva” entre a crítica de Walter Benjamin da modernidade e aquela realizada pelos teólogos latino-americanos. É necessário dizer que assumimos seriamente a proposta de Walter Benjamin presente em sua tese Sobre o conceito de história que enfatiza que a Teologia deve estar à serviço da luta dos oprimidos pela sua libertação. Nesse sentido, a Teologia da Libertação já faz parte do arsenal teórico e discursivo das vitimas desta modernidade/colonialidade realmente existente.Downloads
Referências
ANDRADE, Luis Martínez. Écologie et libération. Critique de la modernité dans la théologie de la liberation. Lausanne: Van Dieren, 2016.
ANDRADE, Luis Martínez. Religion sans rédemption. Contradictions sociales et rêves éveillés en Amérique latine. Lausanne: Van Dieren, 2015.
ASSMANN, Hugo; HINKELAMMERT, Franz. L’idolâtrie du marché. Critique théologique de l’économie de marché. Paris: Éditions du Cerf, 1993.
BENJAMIN, Walter. Romantisme et critique de la civilization. Paris: Payot, 2010.
BENJAMIN, Walter. Paris, capitale du XIXe siècle. Paris: Éditions du Cerf, 2002.
BOFF, Leonardo. Ecologia. Grito da Terra, Grito dos Pobres. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.
BOFF, Leonardo. América Latina. Da conquista à nova evangelização. São Paulo: Ática, 1992.
BOFF, Leonardo. François d’Assise. Force et tendresse. Une lecture à partir des pauvres. Trad. Raymond Paratte et Ede Maria Valandro. Paris: Éditions du Cerf, 1986.
DUSSEL, Enrique. 1492. L’occultation de l’autre. Paris: Les Éditions Ouvrières, 1992.
GUTIÉRREZ, Gustavo. La force historique des pauvres. Trad. Francis Guibal. Paris: Éditions du Cerf, 1986.
HOUTART, François. La théologie de la libération en Amérique latine. Contretemps, n. 12, 2005.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina. In: LANDER, Edgardo (Dir.) La colonialidad del saber. Eurocentrismo y ciencias sociales. Buenos Aires: CLACSO, 2000.
LÖWY, Michel. La guerre des dieux. Paris: Éditions du Félin, 1998.
LÖWY, Michel. Walter Benjamin. Avertissement d’incendie. Paris: PUF, 2007.
LÖWY, Michel. Rédemption et utopie. Le judaïsme libertaire en Europe central. Paris: Éditions du Sandre, 2009.
LÖWY, Michel. Préface. In: BENJAMIN, Walter. Romantisme et critique de la civilization.Paris: Payot, 2010.
MAHN-LOT, Marianne. La conquête de l’Amérique espagnole. Paris: PUF, 5e éd. Corr, 1996.
MELO, João Alfredo Telles. Direito Ambiental, Luta Social e Ecossocialismo. Fortaleza-CE:
Demócrito Rocha, 2010.
PIXLEY, Jorge. Dios enjuicia a los idolatras en la historia. In La lucha de los dioses. San José: DEI, 1989.
RESTREPO, Eduardo; ROJAS, Axel. Inflexión decolonial: fuentes, conceptos y cuestionamientos. Popayán: Universidad del Cauca, 2010.
SUNG, Jung Mo.Teologia e Economia. Repensando a teologia da libertação e utopias. São Paulo: Fonte Editorial, 2008.
WALLERSTEIN, Immanuel. Impenser la science sociale. Pour sortir du XIXe siècle, Paris: PUF, 1991.