A FIGURA NEGATIVA DA REALEZA SALOM�NICA COMO OBSTÁCULO AO AMOR EM C�NTICO DOS C�NTICOS

Conteúdo do artigo principal

Samuel de Jesus Duarte

Resumo

Resumo: a leitura messiânica do Cântico dos Cânticos foi a forma recorrente da interpretação desse livro pelo Judaísmo e Cristianismo durante os anos da formação dessas duas religiões. O Targum do Cântico dos Cânticos é o maior exemplo de interpretação alegórica dentro do Judaísmo. A Patrística interpretou o Cântico também com essa perspectiva. Essas formas de interpretação do Cântico, no entanto, se originam nas visões que o livro apresenta da realeza. Essas percepções da realeza dependem daquilo que se considera ser o contexto histórico do Cântico. Esse artigo apresenta o sentido de realeza a partir da figura do rei Salomão no contexto da proposta da reforma de Esdras e Neemias como locus para o Cântico. Constata-se, por sua vez, que o Cântico, na maior parte das vezes, utiliza a figura de Salomão como um contra-exemplo à proposta do amor.
Palavras-chave: Cântico dos Cânticos. Realeza. Salomão. Amor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
DUARTE, S. de J. A FIGURA NEGATIVA DA REALEZA SALOMÃ?NICA COMO OBSTÁCULO AO AMOR EM CÃ?NTICO DOS CÃ?NTICOS. Caminhos - Revista de Ciências da Religião, Goiânia, Brasil, v. 13, n. 2, p. 240–253, 2015. DOI: 10.18224/cam.v13i2.4289. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/4289. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Samuel de Jesus Duarte, IFECTMG

Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, Paracatu (MG). Filósofo. Exegeta Bíblico.