ENQUADRAMENTO TEÃ?RICO DA LITERATURA DOS 'ATOS APÃ?CRIFOS': CONCEITOS OPERATÃ?RIOS E A REORGANIZAÃ?Ã?O DAS MEMÃ?RIAS NO EXTRACANÃ?NICO 'ATOS DE JOÃ?O'

Conteúdo do artigo principal

Elias Santos Paraizo Junior

Resumo

Resumo: o artigo enfoca diferentes aspectos do conceito de tradição de textos sagrados, assim como suas implicações exegéticas e tradutórias. Trata do conceito de â??apócrifoâ? e de â??heresiaâ? mostrando a diversidade do cristianismo na gênese da literatura cristã, especialmente no gênero dos Atos e, particularmente, em Atos de João. No referente a formas de tradução, destaca-se a importância da influência do contexto histórico. Enfim, observa-se, estudos sobre temas bastante variados: e.g. Tradução da Bíblia e Textos Apócrifos, Exegese Bíblica e Datação da Literatura Antiga.
Palavras-chave: Tradução da Bíblia e Apócrifos. Literatura Antiga. Exegese Bíblica. Atos de João.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
PARAIZO JUNIOR, E. S. ENQUADRAMENTO TEÃ?RICO DA LITERATURA DOS ’ATOS APÃ?CRIFOS’: CONCEITOS OPERATÃ?RIOS E A REORGANIZAÃ?Ã?O DAS MEMÃ?RIAS NO EXTRACANÃ?NICO ’ATOS DE JOÃ?O’. Caminhos - Revista de Ciências da Religião, Goiânia, Brasil, v. 13, n. 2, p. 365–387, 2015. DOI: 10.18224/cam.v13i2.4287. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/4287. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Elias Santos Paraizo Junior, PUC Goiás

Doutor em Estudos da Tradução: Teoria, Crítica e História da Tradução. Professor de língua, cultura e literatura grega, latina e hebraica. Atualmente, em Pós Doutorado PPGCR-PUC-GO, traduz â??Atos de Joãoâ??.