O contexto contemporâneo e as controvérsias instauradas no seio da sociedade serão considerados no que dizem respeito aos processos de violências e de invisibilizações de camadas da população não apenas brasileira, representadas por pessoas empobrecidas, comunidades indígenas, afro-brasileiras, LGBTs, quilombolas, de periferia, ribeirinhas, campesinas, dentre outras e entre elas sempre mulheres, crianças, pessoas doentes e idosas. Neste dossiê temático propomos refletir a partir da pergunta: como os espaços de formação e de capacitação para a conscientização quanto à dignidade humana e aos direitos e deveres que circundam a cidadania política podem efetivamente contribuir para uma educação que promova a paz e a humanização das nossas relações sociais? E, como as religiões, por meio de seus discursos e práticas, interpelam esses espaços formativos com suas éticas, moralidades e doutrinas? Como refletimos, conceituamos e vivemos a paz nesses contextos? São bem-vindos neste dossiê artigos científicos que socializem estudos e investigações que tematizem a interface entre educação, formação cidadã, religiões e paz.

DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17.n2.2019

Publicado: 10.09.2019

Editorial

Ivoni Richter Reimer

431-435

DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i2.7566

EDUCAR PARA A PAZ: A PAZ COMO EDUCAÇÃO

Ivoni Richter Reimer, Elisa Rodrigues, Hélyda di Oliveira

436-444

DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i2.7550
DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i2.7066
DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i2.7521
DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i2.7518
DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i2.7519
DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i2.7321

O ENSINO RELIGIOSO E A BNCC: POSSIBILIDADES DE SE EDUCAR PARA A PAZ

Renan da Costa Ferreira, Laude Erandi Brandenburg

508-522

DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i2.7313
DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i2.7306
DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i2.7307
DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i2.7298
DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i2.7304

A CULTURA DE PAZ, DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO PARA A PAZ EM PROL DO DESENVOLVIMENTO

Fábio da Silva Santos, Maria Virgínia de Salles Garcez

590-605

DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i2.7312
DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i2.7315
DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i2.7520
DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i2.7042

AS MULHERES E A VIOLÊNCIA DE GÊNERO NO BRASIL

Claudia Danielle Andrade Ritz

649-668

DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i2.7022
DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i2.7059
DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i2.6939

SENSO RELIGIOSO EM TRANSFORMAÇÃO NAS PERIFERIAS DAS GRANDES CIDADES

Flávio Senra, Bruna Thamires da Silva Leite

709-726

DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i2.7198
DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i2.7196
DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i2.7230
DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i2.7297
DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i2.7154
DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i2.7289
DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i2.7195
DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i2.7332
DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i2.7159