O contexto contemporâneo e as controvérsias instauradas no seio da sociedade serão considerados no que dizem respeito aos processos de violências e de invisibilizações de camadas da população não apenas brasileira, representadas por pessoas empobrecidas, comunidades indígenas, afro-brasileiras, LGBTs, quilombolas, de periferia, ribeirinhas, campesinas, dentre outras e entre elas sempre mulheres, crianças, pessoas doentes e idosas. Neste dossiê temático propomos refletir a partir da pergunta: como os espaços de formação e de capacitação para a conscientização quanto à dignidade humana e aos direitos e deveres que circundam a cidadania política podem efetivamente contribuir para uma educação que promova a paz e a humanização das nossas relações sociais? E, como as religiões, por meio de seus discursos e práticas, interpelam esses espaços formativos com suas éticas, moralidades e doutrinas? Como refletimos, conceituamos e vivemos a paz nesses contextos? São bem-vindos neste dossiê artigos científicos que socializem estudos e investigações que tematizem a interface entre educação, formação cidadã, religiões e paz.
DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17.n2.2019
Publicado: 10.09.2019