A espiritualidade é uma força unificadora da pessoa; a essência do ser que permite tudo na vida e manifesta-se em cada um de nós, na capacidade de saber e de fazer; a interconexão com o próprio, com os outros, com a natureza e com Deus/ Vida/ Força/ Absoluto/ Transcendente. É a dimensão que eleva a pessoa para além de seu universo e a coloca frente às suas questões mais profundas, as que brotam da sua interioridade, no anseio de encontrar resposta às suas perguntas existenciais. Inerente à condição humana, a espiritualidade é codificada e traduzida simbolicamente no seio das diversas culturas e nelas permanece como dimensão de profundidade, conforme afirma Paul Tillich. Este Dossiê Temático quer receber artigos que trabalhem com as muitas possibilidades de articulação e correlação entre espiritualidade, cultura e religião, nas mais diversas épocas e linguagens. Pode-se trabalhar o fenômeno da manifestação da espiritualidade em expressões religiosas e artísticas como música, dança, escultura, arquitetura, cinema, seriados e histórias em quadrinhos, entre outras, tanto em abordagens diretas quanto indiretas de espiritualidade, bem como crenças sem uma base institucional, cujas pessoas são denominadas nas últimas pesquisas como “os crentes sem religião”.

DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17.n1.2019

Publicado: 29.03.2019

EDITORIAL

Ivoni Richter Reimer

1-4

DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i1.7167

HUMANIDADE, ESPIRITUALIDADES E CULTURA EM DISCUSSÃO

Ivoni Richter Reimer, Clóvis Ecco, Renato Ferreira Machado

5-13

DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i1.7172

ESPIRITUALIDADE E VIDA SIMBÓLICA

José Benedito de Almeida Júnior

14-27

DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i1.6781
DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i1.6920
DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i1.6963

A ESPIRITUALIDADE DE MAOMÉ NO SUFISMO

Delano de Jesus Silva Santos

65-79

DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i1.6956

AS PRÁTICAS CULTURAIS/RELIGIOSAS AFROINDÍGENAS NA AMAZÔNIA

Elivaldo Serrão Custódio, Piedade Lino Videira, Moisés de Jesus Prazeres dos Santos Bezerra

80-95

DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i1.6804
DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i1.6961

INCORPORAÇÃO: QUANDO O CORPO É O TEMPLO

Gisele Cristina Laranjeira, Ana Maria Galrão Rios

109-122

DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i1.6807
DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i1.6968
DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i1.7121

DEUS, “A BEM, SOE”! A VIDA REVELADA NO CANTUS FIRMUS

Marcelo Ramos Saldanha, Louis Marcelo Illenseer

159-172

DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i1.6966
DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i1.6941
DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i1.6946
DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i1.7060
DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i1.6875
DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i1.6929
DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i1.6958
DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i1.6877

ENSINO RELIGIOSO LAICO: UM OLHAR COMPLEXO E TRANSDISCIPLINAR

Cícero Lopes Silva, Gilbraz de Souza Aragão, Luiz Alencar Libório

296-312

DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i1.6945
DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i1.6935
DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i1.6998
DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i1.7000
DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i1.6817
DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i1.7101
DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i1.7165
DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i1.7135
DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i1.7161
DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i1.7087
DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v17i1.6962