DOSSIÊ: RELIGIÕES POPULARES TRADICIONAIS E BUSCA DE SENTIDO AO COTIDIANO DA VIDA
v. 21 n. 3 (2023)

Foto de capa: Drumming on a atabaque
Licença: CC BY-SA 2.0

Dossiê: Peter Berger
v. 20 n. 1 (2022)

Educação para a Paz
v. 17 (2019)

O contexto contemporâneo e as controvérsias instauradas no seio da sociedade serão considerados no que dizem respeito aos processos de violências e de invisibilizações de camadas da população não apenas brasileira, representadas por pessoas empobrecidas, comunidades indígenas, afro-brasileiras, LGBTs, quilombolas, de periferia, ribeirinhas, campesinas, dentre outras e entre elas sempre mulheres, crianças, pessoas doentes e idosas. Neste dossiê temático propomos refletir a partir da pergunta: como os espaços de formação e de capacitação para a conscientização quanto à dignidade humana e aos direitos e deveres que circundam a cidadania política podem efetivamente contribuir para uma educação que promova a paz e a humanização das nossas relações sociais? E, como as religiões, por meio de seus discursos e práticas, interpelam esses espaços formativos com suas éticas, moralidades e doutrinas? Como refletimos, conceituamos e vivemos a paz nesses contextos? São bem-vindos neste dossiê artigos científicos que socializem estudos e investigações que tematizem a interface entre educação, formação cidadã, religiões e paz.

Espiritualidades
v. 17 (2019)

A espiritualidade é uma força unificadora da pessoa; a essência do ser que permite tudo na vida e manifesta-se em cada um de nós, na capacidade de saber e de fazer; a interconexão com o próprio, com os outros, com a natureza e com Deus/ Vida/ Força/ Absoluto/ Transcendente. É a dimensão que eleva a pessoa para além de seu universo e a coloca frente às suas questões mais profundas, as que brotam da sua interioridade, no anseio de encontrar resposta às suas perguntas existenciais. Inerente à condição humana, a espiritualidade é codificada e traduzida simbolicamente no seio das diversas culturas e nelas permanece como dimensão de profundidade, conforme afirma Paul Tillich. Este Dossiê Temático quer receber artigos que trabalhem com as muitas possibilidades de articulação e correlação entre espiritualidade, cultura e religião, nas mais diversas épocas e linguagens. Pode-se trabalhar o fenômeno da manifestação da espiritualidade em expressões religiosas e artísticas como música, dança, escultura, arquitetura, cinema, seriados e histórias em quadrinhos, entre outras, tanto em abordagens diretas quanto indiretas de espiritualidade, bem como crenças sem uma base institucional, cujas pessoas são denominadas nas últimas pesquisas como “os crentes sem religião”.

Justiça e Direitos Humanos
v. 16 (2018)

Este tema contempla artigos escritos a partir de qualquer texto (livro, capítulo, perícope) tirado da Sagrada Escritura (Bíblia Hebraica e Cristã).

Catolicismos na sociedade global
v. 16 (2018)

A secularização e as mudanças culturais conectadas com os processos de globalização tem tido um forte impacto sobre o catolicismo no mundo contemporâneo. Nesse sentido é importante entender em que medida a instituição Igreja Católica em particular, e o catolicismo em geral, continuam exercendo influência no mercado de bens de salvação. Apesar da crise de importância da instituição católica em alguns contextos, como no europeu, continua havendo uma presença significativa do catolicismo na cultura global. Entende-se que por um lado, a Igreja Católica, no Brasil por exemplo, é uma instituição com uma capacidade impressionante de controlar suas dissidências e de negociar visões opostas dentro de si mesma. Por outro lado, é preciso reconhecer que ela se encontra numa situação cada vez mais crítica para manter a fidelidade de seus membros, diante da crescente autonomia dos indivíduos em relação às instituições religiosas e da enorme diversidade de ofertas concorrentes. Em tal contexto, é necessário compreender como a Igreja e os grupos e movimentos católicos têm administrado seus recursos, que modalidades de reação ou adaptação têm esboçado frente a essa nova conjuntura. O presente dossiê pretende contribuir para a compreensão do lugar do catolicismo na sociedade contemporânea, seja no Brasil, na América Latina e no contexto global. São bem vindos textos originais, artigos, discussões de pesquisas empíricas, estudos de caso e resenhas que elaborem em torno deste núcleo temático.

Caminhos
v. 14 n. 1 (2016)