UMA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA E DA CO-HUMANIDADE: PAULO FREIRE E KARL BARTH EM DIÁLOGO

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Everton Nery Carneiro

Resumo

Os avanços de fundamentalismos e das comoditizações do ensino desvelam uma lógica hegemônica de negação das alteridades e da diversidade humana. Diante desse quadro, uma abordagem esperançosa de valorização das pessoas pode auxiliar a pensar a condição humana e a questão religiosa na situação contemporânea. Uma pedagogia da gratuidade, inspirada na ética da graça de Karl Barth e na pedagogia libertadora de Paulo Freire, bem como em diálogo com outros interlocutores do campo da filosofia e da teologia, haure das noções de co-humanidade e ser mais para pensar as relações humanas e sociais. A questão do destino, como educação e construção de si mesmo, e a perspectiva da transgressão, como atitude criativa diante da vida, caracterizam uma antropologia filosófico-teológica da educação que questiona totalitarismos vários em suas pretensões de universalidade, indicando, a partir de baixo, a valorização do outro como humanização de si mesmo.

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Como Citar
ZEFERINO, J.; CARNEIRO, E. N. UMA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA E DA CO-HUMANIDADE: PAULO FREIRE E KARL BARTH EM DIÁLOGO. Caminhos - Revista de Ciências da Religião, Goiânia, Brasil, v. 19, n. 4, p. 88–106, 2021. DOI: 10.18224/cam.v19i4.9206. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9206. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Jefferson Zeferino, PUCPR

Doutor em Teologia (PUC-PR). Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Teologia (PUC-PR) por meio do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNDP/CAPES).

Everton Nery Carneiro, UNEB

Doutor em Teologia (Faculdades EST). Professor do Programa de Pós-Graduação em Intervenção Educativa e Social (UNEB).

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