TEMPO DE CONSTRUIR, AMAR, CURAR E DANÇAR

Conteúdo do artigo principal

Irene Dias de Oliveira

Resumo

Este trabalho é a narrativa em primeira pessoa das experiências e memórias que teceram a minha vida de educadora e pesquisadora na Pontifícia Universidade Católica de Goiás ao longo de 20 anos. Embora tenha a consciência da necessidade de uma escrita acadêmica procurei deixar-me levar por uma escrita mais pessoal, pois se trata de deixar-se embalar pelas minhas memórias sem preocupar-me demais com kronos, o tempo implacável que tudo obriga e pressiona para um desfecho implacável. Hoje ouso acolher as surpresas do dia a dia e viver os momentos e instantes do kairós, o tempo de graça e gratidão que ganha asas nas emoções que embalam as memórias. E agora mais distante de kronos e mais próxima do kairós posso perceber quantos instantes de graça, beleza e leveza estiveram presentes durante os 20 anos de kronos na PUC Goiás. É nas asas de kronos e kairós que vou mergulhar em busca das memórias de um tempo que teci com meus e minhas colegas. Histórias de graça e leveza; histórias de construção coletiva de saber; histórias de um colegiado que vive graças a ousadia e persistência de seus pesquisadores/as.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
DIAS DE OLIVEIRA, I. TEMPO DE CONSTRUIR, AMAR, CURAR E DANÇAR. Caminhos - Revista de Ciências da Religião, Goiânia, Brasil, v. 18, n. 4, p. 136–151, 2020. DOI: 10.18224/cam.v18i4.8100. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8100. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Irene Dias de Oliveira, Universidade Internacional da Paz (Unipaz GO)

Pós-Doutora em Antropologia da Religião (PUC SP). Doutora, Mestre e Graduada em Teologia pela Pontifícia Facoltà Teológica dell' Itàlia Meridional. Professora aposentada da PUC Goiás. Atualmente coordena projetos de cursos na Universidade Internacional da Paz.

Referências

AZEVEDO, Célia M. M. Onda negra, medo branco: o negro no imaginário das elites do século XIX. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

ARAÚJO. Melvina. Do corpo à alma. São Paulo: Humanitas, 2006.

BOFF, Leonardo. Igreja, Carisma e poder. Petrópolis: Vozes, 1988.

BARTH, Fredrik. Ethnic groups and boundaires: the social organization of culture difference. Bergen/Oslo: Universitetsforlaget, 1969.

BARTH, Fredrik. Grupos étnicos e suas fronteiras. In: POUTIGNAT, Philippe; STREIFF-FENART, Jocelyne. Teorias da etnicidade. São Paulo: Unesp, 1995.

BELLO, Angela Ales. Culturas e religiões: uma leitura fenomenológica. Bauru: Edusc, 1998.

CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. Preconceito racial em Portugal e Brasil Colônia: os cristão novos e o mito da pureza de sangue. São Paulo: Perspectiva, 2005.

CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. O Racismo na história do Brasil: mito e realidade. São Paulo: Perspectiva, 1999.

D’ADESKY, Jacques. Pluralismo étnico e multiculturalismo: racismos e anti-racismos no Brasil. Rio de Janeiro:Pallas, 2001.

FERRETTI, Sérgio Figueiredo. Repensando o sincretismo. São Paulo: Fapema, 2002.

FERRETTI, Sérgio Figueiredo. Sincretismo afro-brasileiro e resistência cultural. In: CAROSO, Carlos; BACELAR, Jeferson (orgs.). Faces da tradição afro-brasileira: religiosidade, sincretismo, anti-sincretismo, reafricanização, práticas terapêuticas, etnobotânica e comida. Rio de Janeiro/Salvador: Pallas, 1999.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006a.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2006.

MACHADO, Cristina Gomes. Multiculturalismo: muito além da riqueza e da diferença. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

MELLO E SOUZA, Marina de. Reis negros no Brasil escravista: história da festa de coroação de Rei Congo. Belo Horizonte: UFMG, 2006.

MIRANDA, Mário de França. O cristianismo em face das religiões. São Paulo: Loyola, 2001.

OLIVEIRA, Irene Dias de. Religião e etnicidade: novas sensibilidades num mundo multicultural. In: PARKER, Cristián. Religión, política y cultura em América Latina: nuevas miradas. Santiago: IDEA/ACSRM, 2012.

OLIVEIRA, Irene Dias de. Etnicidades, religiões e culturas em movimento: para onde vamos? Anais do V Simpósio Internacional do Centro de Estudos do Caribe e Brasil. Revista Brasileira do Caribe, out. 2008. Disponível em www.revistabrasileiradocaribe.org.

OLIVEIRA, Irene Dias. Religión, violência y negritud. Spiritus, año 47/2, n. 183, junio, p.81-88, 2006.

OLIVEIRA, Irene Dias de. Identidade negada e o rosto desfigurado do povo africano. São Paulo: Annablume/UCG, 2002.

POMPA, Cristina. Religião como tradução: missionários, Tupi e Tapuia no Brasil colonial. São Paulo: Edusc, 2002.

POUTIGNAT, Philippe; STREIFF-FENART, Jocelyne. Teorias da etnicidade. São Paulo: UNESP, 1995.

RIGHT, Roger. Jesus símbolo de Deus. São Paulo: Paulinas, 2003.

SANCHIS, Pierre. Da cultura à identidade, um itinerário político no campo religioso: o caso dos agentes de pastoral negros. Religião e sociedade, v. 20, faz. 2, p. 65, 1999.

SANCHIS, Pierre. Pra não dizer que não falei de sincretismo. Comunicações do ISER, n. 45, 1994.

SOUSA SANTOS, Boaventura. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, v. 63, p. 237-280, 2002. Disponível em: http://www.boaventuradesousasantos.pt/media/pdfs/Sociologia_das_ausencias_RCCS63.PDF. Acesso em: 28 jun.2008.

SANSONE, Lívio. Negritude sem etnicidade. Salvador: EDUFBA; Rio de Janeiro, PALLAS, 2004.

SANSONE, Lívio. Multiculturalismo, Estado e modernidade: as nuanças em alguns países europeus e o debate no Brasil. Dados (online) v. 46, n. 3, p. 535-556, 2004.

SANSONE, Livio. O Estado e o multiculturalismo. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 57, n. 3, s/p., 2005. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252005000300002. Acesso em: 13 fev. 2007.

SEMPRINI, Andréa. Multiculturalismo. São Paulo: Edusc, 1999.

TAYLOR, Charles. Multiculturalismo: examinando a política de reconhecimento: Lisboa: Instituto Piaget, 1998.

TAYLOR, Charles. Argumentos filosóficos. São Paulo: Loyola, 2000.

TAYLOR, Charles. Multiculturalism and the Politics of Recognition. Princeton: Princeton University Press, 1994.

TEIXEIRA, Faustino. Inculturação da fé e pluralismo religioso. In. TAVARES, Sinivaldo (org.). Inculturação da fé. Petrópolis: Vozes, 2001.

TERRIN, Aldo Natale. Antropologia e horizontes do sagrado: culturas e religiões. São Paulo: Paulus, 2004.