ECOLOGIA E FÉ: UMA REFLEXÃO EM BUSCA DE UMA PRÁXIS PASTORAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18224/cam.v17i3.7702

Palavras-chave:

Criação, Igreja, Meio Ambiente

Resumo

A confiança na criação e em Deus deveria, ao natural, nos induzir ao engajamento visível e prático em defesa da vida. Deveríamos ser ecológicos como é o Deus da nossa fé, o criador e defensor da vida. O discurso e o exercício ecológico são muito recentes, mas por causa da fé poderíamos nos sentir mais desafiados a cuidar e preservar a vida antes de se ouvir falar em crise ecológica. É evidente que hoje somos de acordo que a nossa vida e a nossa saúde estão intimamente ligadas ao oikós, a casa de todos nós, isto é, com a saúde do planeta, e de modo mais particular com o ambiente natural e seus recursos que estão bem próximo a nós e que deles necessitamos. Esta reflexão se torna prática por meio da observação da igreja a partir do seu discurso teológico de preservação da criação por apoiar os organismos de construção de uma pastoral da ecologia e do meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Luiz Ribeiro, PUC-SP

Mestrando em Teologia (PUCSP). Especialista em Psicopedagogia (Universidade do Oeste de Santa Catarina, Videira). Graduado em Ciências Contábeis (Universo), Filosofia (Fadisi) e Teologia (Marianum). Membro do Grupo de Pesquisa LERTE (Literatura, Religião e Teologia) da PUCSP

Dilermando Ramos Vieira, ITESP e Faculdade São Bento

Doutor em História Eclesiástica (Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma). Mestre em Teologia (Marianum). Graduado em Filosofia (PUC-MG) e Teologia (Pontifícia Universidade Católica de Santiago do Chile). Professor no ITESP e na Faculdade São Bento.

Referências

ARNOULD, Jacques. Terra habitável: um desafio para a teologia e à espiritualidade cristãs. São Leopoldo: Unisinos, 2005.

BÍBLIA SAGRADA. Tradução da CNBB. Brasilia: Edições CNBB; São Paulo: Canção Nova, 2008.

BOFF, Leonardo. Ecologia: grito da terra, grito dos pobres. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.

BOFF, Leonardo. Do lugar do pobre. Petrópolis: Vozes, 1984.

BOFF, Leonardo. A fé na periferia do mundo. Petrópolis: Vozes, 1981a.

BOFF, Leonardo. O caminhar da Igreja com os oprimidos. Petrópolis: Vozes, 1981b.

BOFF, Leonardo. O destino do homem e do mundo. Petrópolis: Vozes, 1973.

CELAM. Documento de Aparecida. Brasília: Edições CNBB, 2007.

GONÇALVES, Paulo Sérgio Lopes. Da possibilidade de morte à afirmação da vida: a teologia ecológica de Jürgen Moltmann. São Leopoldo: Unisinos, 2006.

GOTTLIEB, Roger S. Introduction: Religion and Ecology: What is the connection and why does it matter? In: GOTTLIEB, Roger S. (org.). The Oxford handbook of Religion and Ecology. Nova Iorque: Oxford Universitary Press, 2010. p.13-21.

HINKELAMMERT, Franz. As armas ideológicas da morte. São Paulo: Paulinas, 1983.

KÜNG, Hans. Religiões do mundo: em busca de pontos comuns. Campinas: Verus Editora, 2004.

MAÇANEIRO, Marcial. Religiões e ecologia: cosmovisão, valores, tarefas. São Paulo: Paulinas, 2011.

MONDIN, Battista. La metafisica di S. Tommaso d’Aquino e suoi interpreti. Bologna: Edizioni Studio Domenicano, 2002.

PAPA FRANCISCO. Carta encíclica “Laudato SI”: sobre o cuidado da casa comum. Brasília: Edições CNBB, 2015.

PONTIFÍCIO CONSELHO JUSTIÇA E PAZ. Compêndio da Doutrina Social da Igreja. São Paulo: Paulinas, 2011.

SILVA, J.A. A. A conferência da ONU sobre o meio ambiente e o desenvolvimento (ECO 92). In: OLIVEIRA, N. de A. (org.) Ecoteologia Agostiniana. São Paulo: Paulus, 1996.

SILVEIRA, João Paulo. Religião e natureza na contemporaneidade: uma introdução às ecoespiritualidades. Caminhos, Goiânia, v. 17, n. 1, p. 211-224, jan./jun. 2019. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/7060/3984. Acesso em: 11 nov. 2019.

Downloads

Publicado

19.12.2019

Como Citar

RIBEIRO, F. L.; VIEIRA, D. R. ECOLOGIA E FÉ: UMA REFLEXÃO EM BUSCA DE UMA PRÁXIS PASTORAL. Caminhos - Revista de Ciências da Religião, Goiânia, Brasil, v. 17, n. 3, p. 27–40, 2019. DOI: 10.18224/cam.v17i3.7702. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/7702. Acesso em: 19 abr. 2024.