EDUCAÇÃO PARA A PAZ: INTERFACES ENTRE O ENSINO RELIGIOSO E O PENSAMENTO DE VIKTOR FRANKL

Josilene Silva da Cruz, Thiago Antonio Avellar de Aquino

Resumo


O presente artigo visa apontar para possibilidades de construção de uma cultura de paz, a partir do relato de uma experiência vivenciada na sala de aula das Ciências das Religiões. No relato feito busca-se traçar uma articulação entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o pensamento de Viktor Frankl, bem como construir um possível caminho de aplicação da experiência vivenciada ao Ensino Religioso (ER). Concluiu-se que as atividades estéticas, realizadas na vivência relatada, podem promover o espírito de uma humanidade única, (monantropismo). Assim, buscar o que há em comum, torna-se imperativo para a constituição de uma cultura de paz.

Palavras-chave


Monantropismo; Cultura de Paz; Ensino Religioso; Monantropism; Culture of Peace; Religious Teaching.

Texto completo:

PDF

Referências


AQUINO, Thiago Antonio Avellar. A presença não ignorada de Deus na obra de Viktor Frankl: articulações entre logoterapia e religião. São Paulo: Paulus, 2014.

BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC. 3. versão. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documento/BNCC-APRESENTACAO.pdf. Acesso em: 20 Dez. 2017.

BRUZZONE, Daniele. Afinar la consciência: educación y búsqueda de sentido a partir de Viktor Frankl. Buenos Aires: San Pablo, 2011.

BRUZZONE, Daniele. Educar para o sentido da vida: a pedagogia deve desenvolver a inteligência existencial da criança. In: DOMINGOS, Thiago. Entrevista. Disponível em: http://academiadosentido.com/educar-para-o-sentido-da-vida. Acesso em: 28 Ago. de 2018.

FREITAS, Marina Lemos Silveira. Pedagogia do sentido: contribuições de Viktor Frankl. Ribeirão Preto: IECVF, 2017.

FRANKL, Viktor E. Fundamentos antropológicos da Psicoterapia. Tradução: Renato Bittencourt. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.

FRANKL, Viktor E. Psicoterapia e sentido da vida. Tradução: Alípio Maia de Castro. São Paulo: Quadrantes, 1989.

FRANKL, Viktor E. Logoterapia e Análise Existencial: textos de cinco décadas. Tradução: Jonas Pereira dos Santos. Campinas: Editorial Psy II, 1995.

FRANKL, Viktor E. A vontade de sentido: fundamentos e aplicações da logoterapia. Tradução: Ivo Studart Pereira. São Paulo: Paulus, 2011.

FRANKL, Viktor E. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. Tradução: W. O. Schlupp; Carlos C. Aveline. 40. ed. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes, 2016.

JASPERS, Karl. A questão da culpa: a Alemanha e o Nazismo. Tradução: Claudia Dornbusch. São Paulo: Todavia, 2018.

NOLETO, Marlova Jovchelovitch. A construção da cultura de paz: dez anos de história. In: UNESCO. Cultura de paz: da reflexão à ação; balanço da Década Internacional da Promoção da Cultura de Paz e Não Violência em Benefício das Crianças do Mundo. Brasília: UNESCO; São Paulo: Associação Palas Athena, 2010.




DOI: http://dx.doi.org/10.18224/cam.v17i2.7306

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Josilene Silva da Cruz, Thiago Antonio Avellar de Aquino

Rodapé - Caminhos
 

Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição Sem Derivações 4.0 CC BY-NC-ND


CAMINHOS | Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-778X | Qualis B1

Visitantes - (01/01/2006 - 01/08/2019)
País Usuários
Brasil 64.176
Estados Unidos 1.602
Portugal 378
França 328
Coréia do Sul 196
México 154
Angola 118
Argentina 117
Moçambique 115
Total 70.014

Fonte: Google Analytics.