“PAZ, JUSTIÇA E INSTITUIÇÕES FORTES”: OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMO REFERENTES PARA A EDUCAÇÃO PARA A PAZ

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Alvori Ahlert
Neiva Feuser Capponi

Resumo

O mundo globalizado caracteriza-se, cada vez mais, por uma escalada de violência que se apresente de variadas formas. Mortes violentas de seres humanos por guerras, pelo terror e pela fome, tragédias ambientais decorrentes da intervenção humana na natureza parecem ter instituído uma cultura de violência em nosso planeta. O objetivo do artigo busca estabelecer as relações entre a educação para a paz como um projeto global urgente e necessário com os desafios dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas. Sua composição abrange 17 objetivos, muito bem estruturados, de valorização plena à integridade social, ambiental e econômica que acreditamos serem bons para todos os países. Cada objetivo é composto por metas, chegando ao total de 169. Para desenvolver uma educação para a paz, os ODS tornam-se importante referência em especial os ODS 04 e ODS 16, ao mesmo tempo na defesa de um desenvolvimento sustentável com equidade entre os povos. Conclui-se que a paz precisa de sociedades sustentáveis e estas somente alcançarão a sustentabilidade através da educação, o que demonstra que os ODS tornam-se instrumentos de construção para a cultura da paz e contra a violência numa perspectiva holística.

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Como Citar
AHLERT, A.; CAPPONI, N. F. “PAZ, JUSTIÇA E INSTITUIÇÕES FORTES”: OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMO REFERENTES PARA A EDUCAÇÃO PARA A PAZ. Caminhos - Revista de Ciências da Religião, Goiânia, Brasil, v. 17, n. 2, p. 574–589, 2019. DOI: 10.18224/cam.v17i2.7304. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/7304. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Alvori Ahlert, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Pós-Doutor em Educação Doutor em Teologia Mestre em Educação nas Ciências Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) Pesquisador da Linha de Pesquisa Formação de Professores do Grupo de Extensão e Pesquisa em Educação Física Escolar (GEPEFE) e da Linha de Pesquisa Desenvolvimento Territorial, Meio Ambiente e Sustentabilidade Rural do Grupo Interdisciplinar e Interinstitucional de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Sustentável (GIIPEDES)

Neiva Feuser Capponi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda da Universidade Estadual do Oeste do Paraná Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná Pós-graduada em Gestão Estratégica de Recursos Humanos e Docência no Ensino Superior pela UNIPAN Mestre em Administração Estratégica pela PUC/PR, linha de pesquisa Administração Estratégica Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

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