ENSINO RELIGIOSO LAICO: UM OLHAR COMPLEXO E TRANSDISCIPLINAR
Conteúdo do artigo principal
Resumo
LAY RELIGIOUS TEACHING: A COMPLEX AND TRANSDISCIPLINARY LOOK
This essay addresses epistemological issues of religious education in Brazil with theoretical contribution of the paradigm of complexity of Edgar Morin and the transdisciplinary approach. Til up to date the public religious education is treated so ambiguous by the education systems of the country, acting both for general formation of citizens as to the religious affiliation of churches. Such a situation makes the discipline fragile and vulnerable to criticism from those who argue for the status of the secular State and the positivist school. However, it seems to us that this is not to exclude the teaching about religion in school, but to go round its limits through new paradigms. In this way, we believe that the emergence of the paradigm of complexity and the transdisciplinary approach in education can help the Religious Teaching to give another dimension to its limits and practice in order of lay Teaching and respect to the cultural and religious diversity in Brazil.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
ANTÔNIO, Severino. Uma nova escuta poética da educação e do conhecimento. São Paulo: Paulus, 2009. (Pedagogia e educação).
ARAGÃO, Gilbraz S.; SOUZA, Mailson F. C. Transdisciplinaridade, o campo das ciências da religião e sua aplicação ao ensino religioso. Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 58, n. 1, p. 42-56, jan./jun., 2018. Disponível em: http://www.periodicos.est.edu.br/index.php/estudos_teologicos/article/view/3261/pdf. Acesso em: 12 nov. 2018.
ARAGÃO, Gilbraz S.; CABRAL, Newton; VALLE, Edênio (Orgs.). Para onde vão os estudos da religião no Brasil. São Paulo: ANPTECRE, 2014.
ARDOINO, Jacques. A complexidade. In: MORIN, Edgar. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010. p. 548-558.
BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
BOTELHO, André da Conceição da Rocha. Teologia na Complexidade: do racionalismo teológico ao desafio transdisciplinar. Tese (Doutorado em Teologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/BNCC_19mar2018_versaofinal.pdf. Acesso em: 25 out. 2018.
CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação. Tradução: Álvaro Cabral. São Paulo: Cultrix, 1982.
CARNEIRO, Maria Francisca. Metodologia da transdisciplinaridade e teoria do conhecimento. Curitiba: Juruá, 2015.
DESCARTES, René. Descartes: vida e obra. Tradução da Editora Nova Cultura Ltda. São Paulo: Nova Cultura, 1999. (Coleção Os Pensadores).
DINIZ, Debora; LIONÇO, Tatiana; CARRIÃO, Vanessa. Laicidade e ensino religioso no Brasil. Brasília: UNESCO; LetrasLivres; EdUnB, 2010.
MORAES, Maria Cândida. Paradigma educacional emergente. COEB – VI Congresso de Educação Básica. Florianópolis. Fev. 2016. Disponível em: http://docplayer.com.br/71012410-Paradigma-educacional-emergente.html. Acesso em: 09 nov. 2018.
MORAES, Maria Cândida; NAVAS, Juan Miguel Batalloso (Colab.). Transdisciplinaridade, criatividade e educação: fundamentos ontológicos e epistemológicos. Campinas: Papirus, 2015. (Coleção Práxis).
MORIN, Edgar. O método: a natureza da natureza. 18. ed. Tradução de Ilana Heineberg. Porto Alegre: Sulina, 2016.
MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. 3 ed. Tradução de Eliane Lisboa. Instituto Piaget, Lisboa, 2007.
MORIN, Edgar. Edgar Morin: ninguém sabe o dia que nascerá. Tradução: Maria Leonor F. R. Loureiro. São Paulo: Ed. da UNESP; Belém, UEPA, 2002.
MORIN, Edgar. Complexidade e transdisciplinaridade: a reforma da universidade e do ensino fundamental. Tradução: Edgard de Assis Carvalho. Natal: EDUFRN, 2000.
MORIN, Edgar; CIURANA, Emilio-Roger; MOTTA, Raúl Domingo. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. 3. ed. Revisão técnica da tradução de Edgard de Assis Carvalho. São Paulo: Cortez/UNESCO, 2009.
NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. Tradução: Lúcia Pereira de Souza. São Paulo: Triom, 1999.
OLIVEIRA, Lilian Blanck et al. Ensino Religioso no Ensino Fundamental. São Paulo: Cortez, 2007. (Coleção docência em formação. Série ensino fundamental).
PASSOS, João Décio; USARSKI, Frank (Orgs.). Compêndio de Ciência da Religião. São Paulo: Paulinas/Paulus, 2013.
PASSOS, João Décio; USARSKI, Frank. Ensino Religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007. (Coleção temas do ensino religioso).
PONDÉ, Luiz Felipe. Em busca de uma cultura epistemológica. In: TEIXEIRA, Faustino (Org.). A(s) Ciência(s) da Religião no Brasil: afirmação de uma área acadêmica. São Paulo: Paulinas, 2008. p. 11-66.
SILVA, Cícero Lopes. Contribuições da metodologia transdisciplinar para a fundamentação do ensino religioso no contexto da escola laica. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2013.
SOARES, Afonso M. L. Religião e educação: da Ciência da Religião ao Ensino Religioso. São Paulo: Paulinas, 2010. (Coleção temas do ensino religioso).