ENSINO RELIGIOSO LAICO: UM OLHAR COMPLEXO E TRANSDISCIPLINAR

Conteúdo do artigo principal

Cícero Lopes Silva
Gilbraz de Souza Aragão
Luiz Alencar Libório

Resumo

O presente ensaio aborda questões epistemológicas do Ensino Religioso no Brasil tendo como aporte teórico o paradigma da complexidade de Edgar Morin e a abordagem transdisciplinar. Até o presente o Ensino Religioso público é tratado de modo ambíguo pelos sistemas de ensino do país, atuando tanto para a formação geral do cidadão quanto para a filiação religiosa de Igrejas. Tal situação torna a disciplina frágil e vulnerável à crítica por parte daqueles que defendem o estatuto do Estado laico e o ensino positivista. Entretanto, parece-nos que não se trata de excluir o ensino sobre a religião de dentro da escola, mas de contornar os seus limites através de novos paradigmas. Desta forma, acreditamos que a emergência do paradigma de complexidade e a abordagem transdisciplinar na educação podem ajudar o Ensino Religioso a redimensionar os seus limites e a sua prática em vista do ensino laico e o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil.

LAY RELIGIOUS TEACHING: A COMPLEX AND TRANSDISCIPLINARY LOOK

This essay addresses epistemological issues of religious education in Brazil with theoretical contribution of the paradigm of complexity of Edgar Morin and the transdisciplinary approach. Til up to date the public religious education is treated so ambiguous by the education systems of the country, acting both for general formation of citizens as to the religious affiliation of churches. Such a situation makes the discipline fragile and vulnerable to criticism from those who argue for the status of the secular State and the positivist school. However, it seems to us that this is not to exclude the teaching about religion in school, but to go round its limits through new paradigms. In this way, we believe that the emergence of the paradigm of complexity and the transdisciplinary approach in education can help the Religious Teaching to give another dimension to its limits and practice in order of lay Teaching and respect to the cultural and religious diversity in Brazil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, C. L.; ARAGÃO, G. de S.; LIBÓRIO, L. A. ENSINO RELIGIOSO LAICO: UM OLHAR COMPLEXO E TRANSDISCIPLINAR. Caminhos - Revista de Ciências da Religião, Goiânia, Brasil, v. 17, n. 1, p. 296–312, 2019. DOI: 10.18224/cam.v17i1.6945. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/6945. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Cícero Lopes Silva, UNICAP

Doutorando em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (2015-2018). Mestre em Ciências da Religião - Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP/2013). Especialista em História Geral pela Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada (FAFOPST/2009), Licenciado em História pela Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada (2006) e Teólogo pelo Instituto de Ciências Religiosas de Fortaleza (ICRE/2009). E-mail: [email protected]. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Gilbraz de Souza Aragão, UNICAP

Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004) e mestre pela Pontifícia Faculdade de Teologia de São Paulo (1994), graduado em Filosofia e Teologia. Professor no campo dos estudos de religião na UNICAP. Coordenador do Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife: http://www.unicap.br/observatorio2.

Luiz Alencar Libório, UNICAP

Doutor e Mestre em Psicologia e especialização em Psicologia da Religião (Pontifícia Universidade Salesiana de Roma/UPS). Especialização em Psicologia Cognitiva (UFPE). Graduado em Psicologia (Faculdade Frassinetti do Recife), em Filosofia e Teologia (Universidade Católica do Salvador). Docente na UNICAP.

Referências

ANTÔNIO, Severino. Uma nova escuta poética da educação e do conhecimento. São Paulo: Paulus, 2009. (Pedagogia e educação).

ARAGÃO, Gilbraz S.; SOUZA, Mailson F. C. Transdisciplinaridade, o campo das ciências da religião e sua aplicação ao ensino religioso. Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 58, n. 1, p. 42-56, jan./jun., 2018. Disponível em: http://www.periodicos.est.edu.br/index.php/estudos_teologicos/article/view/3261/pdf. Acesso em: 12 nov. 2018.

ARAGÃO, Gilbraz S.; CABRAL, Newton; VALLE, Edênio (Orgs.). Para onde vão os estudos da religião no Brasil. São Paulo: ANPTECRE, 2014.

ARDOINO, Jacques. A complexidade. In: MORIN, Edgar. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010. p. 548-558.

BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

BOTELHO, André da Conceição da Rocha. Teologia na Complexidade: do racionalismo teológico ao desafio transdisciplinar. Tese (Doutorado em Teologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/BNCC_19mar2018_versaofinal.pdf. Acesso em: 25 out. 2018.

CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação. Tradução: Álvaro Cabral. São Paulo: Cultrix, 1982.

CARNEIRO, Maria Francisca. Metodologia da transdisciplinaridade e teoria do conhecimento. Curitiba: Juruá, 2015.

DESCARTES, René. Descartes: vida e obra. Tradução da Editora Nova Cultura Ltda. São Paulo: Nova Cultura, 1999. (Coleção Os Pensadores).

DINIZ, Debora; LIONÇO, Tatiana; CARRIÃO, Vanessa. Laicidade e ensino religioso no Brasil. Brasília: UNESCO; LetrasLivres; EdUnB, 2010.

MORAES, Maria Cândida. Paradigma educacional emergente. COEB – VI Congresso de Educação Básica. Florianópolis. Fev. 2016. Disponível em: http://docplayer.com.br/71012410-Paradigma-educacional-emergente.html. Acesso em: 09 nov. 2018.

MORAES, Maria Cândida; NAVAS, Juan Miguel Batalloso (Colab.). Transdisciplinaridade, criatividade e educação: fundamentos ontológicos e epistemológicos. Campinas: Papirus, 2015. (Coleção Práxis).

MORIN, Edgar. O método: a natureza da natureza. 18. ed. Tradução de Ilana Heineberg. Porto Alegre: Sulina, 2016.

MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. 3 ed. Tradução de Eliane Lisboa. Instituto Piaget, Lisboa, 2007.

MORIN, Edgar. Edgar Morin: ninguém sabe o dia que nascerá. Tradução: Maria Leonor F. R. Loureiro. São Paulo: Ed. da UNESP; Belém, UEPA, 2002.

MORIN, Edgar. Complexidade e transdisciplinaridade: a reforma da universidade e do ensino fundamental. Tradução: Edgard de Assis Carvalho. Natal: EDUFRN, 2000.

MORIN, Edgar; CIURANA, Emilio-Roger; MOTTA, Raúl Domingo. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. 3. ed. Revisão técnica da tradução de Edgard de Assis Carvalho. São Paulo: Cortez/UNESCO, 2009.

NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. Tradução: Lúcia Pereira de Souza. São Paulo: Triom, 1999.

OLIVEIRA, Lilian Blanck et al. Ensino Religioso no Ensino Fundamental. São Paulo: Cortez, 2007. (Coleção docência em formação. Série ensino fundamental).

PASSOS, João Décio; USARSKI, Frank (Orgs.). Compêndio de Ciência da Religião. São Paulo: Paulinas/Paulus, 2013.

PASSOS, João Décio; USARSKI, Frank. Ensino Religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007. (Coleção temas do ensino religioso).

PONDÉ, Luiz Felipe. Em busca de uma cultura epistemológica. In: TEIXEIRA, Faustino (Org.). A(s) Ciência(s) da Religião no Brasil: afirmação de uma área acadêmica. São Paulo: Paulinas, 2008. p. 11-66.

SILVA, Cícero Lopes. Contribuições da metodologia transdisciplinar para a fundamentação do ensino religioso no contexto da escola laica. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2013.

SOARES, Afonso M. L. Religião e educação: da Ciência da Religião ao Ensino Religioso. São Paulo: Paulinas, 2010. (Coleção temas do ensino religioso).