Urban Landscape Educates for Diversity

Conteúdo do artigo principal

Sérgio Rogério Junqueira
Taciane Jaluska

Resumo

Abstract: this text is the result of a qualitative exploratory and documentary research aiming to understand the religious spaces as educational instruments for the respect of Brazilian cultural diversity, based on the urban tourism itineraries focused on the religious cultural heritage produced by the Curitiba Institute of Tourism and the Foundation Cultural of Curitiba. To this end, we propose the discussion based on the understanding of tourism as an educational space for cultural plurality through the construction of scripts with pedagogical conceptions and propositions. The results point out that the practice of educational tourism to promote environmental studies helps to develop not only cognitive aspects, but also emotional, affective, social and cultural aspects in the individual, favors encounters that stimulate student reflection and promote knowledge of the socio-cultural environment where Live and the enormous Brazilian cultural diversity, disrupting ethnocentrism. Paisagem Urbana Educa para a Diversidade Resumo: este texto é o resultado de uma pesquisa qualitativa exploratória e documental visando compreender os espaços religiosos como instrumentos educativos para o respeito a diversidade cultural brasileira, a partir dos roteiros de turismo urbano voltados para o patrimônio cultural religioso produzidos pelo Instituto de Turismo de Curitiba e Fundação Cultural de Curitiba. Para tal propomos a discussão a partir da compreensão do turismo como espaço de educação para a pluralidade cultural por meio da construção de roteiros com concepções e proposições pedagógicas. Os resultados apontam que a prática do turismo educacional para promover estudos do meio auxilia a desenvolver no indivíduo não só aspectos cognitivos, mas também emocionais, afetivos, sociais e culturais, favorecem encontros que estimulam a reflexão dos alunos e promovem o conhecimento do meio sociocultural onde vivem e da enorme diversidade cultural brasileira, descontruindo o etnocentrismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
JUNQUEIRA, S. R.; JALUSKA, T. Urban Landscape Educates for Diversity. Caminhos - Revista de Ciências da Religião, Goiânia, Brasil, v. 15, n. 2, p. 279–298, 2017. DOI: 10.18224/cam.v14i2.5257. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/5257. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Sérgio Rogério Junqueira, Instituto de Pesquisa e Formação de Educação e Religião (IPFER)

Graduado em Ciências Religiosas (1987) e em Pedagogia (1990). Livre Docente e Pós-Doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. [email protected]. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8648726976057922

Taciane Jaluska, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduação em Turismo (2010). Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013). Doutoranda em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. [email protected]. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9361403000750813

Referências

BARROS, Nilson Cortez Crocia de. Manual de geografia do turismo: meio ambiente, cultura e paisagens. Recife UFPE, 2002, 108 p.

BENI, Mário Carlos. Análise estrutural do turismo. 6. ed., atual. São Paulo: Ed. SENAC, 2001.

CASSIRER, Ernst. A filosofia das formas simbólicas. São Paulo: Martins Fontes, 2001

CASSIRER, Ernst. Ensaio sobre o homem: introdução a uma filosofia da cultura humana. São Paulo: Martins Fontes, 1994

CASSIRER, Ernst. Linguagem e mito. São Paulo: Perspectiva, 2000

COSTA, Everaldo Batista da. A concretude do fenômeno turismo e as cidades-patrimônio-mercadoria: uma abordagem geográfica. Rio de Janeiro: Livre Expressão, 2010.

CRUZ, Rita de Cássia Ariza da. Política de turismo e território. São Paulo: Contexto, 2000.

FORGHIERI, Yolanda C. Psicologia fenomenológica: fundamentos, método e pesquisas. São Paulo: Pioneira, 1993.

FTD/PUCPR. Espaços sagrados. Sessão do professor: sugestões de atividades pedagógicas multidisciplinares. 2015

FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA. Linha Preta: um passeio pela história da população negra de Curitiba. Disponível em: <http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/noticias/linha-preta-um-passeio-pela-historia-da-populacao-negra-de-curitiba/>. Acesso em 08 dez 2016

GEERTZ, C. A. Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

GIL FILHO, Sylvio Fausto. Espaço sagrado: estudos em geografia da religião. Intersaberes, 2012

INSTITUTO MUNICIPAL DE CURITIBA. Rotas Religiosas de Curitiba. Disponível em: <http://indicadores.cidadessustentaveis.org.br/br/pr/curitiba/boa-pratica/526/roteiros-turisticos-de-curitiba>. Acesso em 09 dez 2016

JUNQUEIRA, Sérgio (Org.). O Sagrado: fundamentos e conteúdos do ensino religioso. Intersaberes, 2009

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico, 21º edição. Zahar: Rio de. Janeiro, 2007.

PACHECO, Reinaldo Tadeu (org.). Turismo educacional; que viagem é essa? Centro Universitário Ibero-Americano, 2002.

PORTUGUEZ, Anderson Pereira. Elementos para uma abordagem crítica do turismo no ensino de primeiro e segundo graus. In: RODRIGUES, Adyr. Turismo e Geografia: reflexões teóricas e enfoques regionais. 3. ed São Paulo: Hucitec, 2001.

RAYKIL, E; RAYKIL, C. Turismo pedagógico: uma interface diferencial no processo ensino-aprendizagem. In. Revista Global Turismo, Vol. 02, n. 02, nov., 2006, 1-15.

TORRE, Oscar de La. El turismo, fenômeno social. Cidade do México: Fondo de Cultura Econômico, 1992.