Degraus do Itinerário Cristológico da Comunidade à Luz do Protagonismo do Ex-Cego (JO 9,7B-38)

Conteúdo do artigo principal

Joel Antônio Ferreira
Dionivaldo Rosa Pires

Resumo

Resumo: Jesus narrado pelo Quarto Evangelho é apresentado, desde o início, com um acúmulo de variados títulos cristológicos; os mesmos são usados por vários personagens em crescente, até um ponto culminante. A partir desse horizonte e entre tantos personagens, o cego se torna figura tipológica, ‘fala’ em nome da comunidade e para o leitor de todos os tempos. O seu crescimento é processual: ele escala ‘degraus’ da fé cristológica. Nosso intento aqui é evidenciar cada degrau desse caminho pedagógico até chegar ao máximo da fé professada em Jo 9,7b-38: “eu creio, Senhor!”
Palavras-chave: Cristologia. Crescimento. Caminho. Fé Professada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
FERREIRA, J. A.; PIRES, D. R. Degraus do Itinerário Cristológico da Comunidade à Luz do Protagonismo do Ex-Cego (JO 9,7B-38). Caminhos - Revista de Ciências da Religião, Goiânia, Brasil, v. 14, n. 2, p. 405–416, 2016. DOI: 10.18224/cam.v14i2.5133. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/5133. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Joel Antônio Ferreira, PUC Goiás

Pós-Doutor em Exegese Bíblica pela Universidade Georgetown de Washington e Doutor em Ciências da Religião pela UMESP. É professor titular da PUC-GO no Mestrado e Doutorado em Ciências da Religião.

Dionivaldo Rosa Pires, PUC Goiás

Doutor em Ciências da Religião pela PUC-GO, mestre em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma), bacharel em Teologia e licenciatura em Filosofia.