De Nabucodonosor a Hadriano: respigaduras midráxias sobre o Livro de Lamentações

Conteúdo do artigo principal

Claude Valentin René Detienne

Resumo

Resumo: este artigo pretende ilustrar como o livro de Lamentações, composto depois da destruição do primeiro Templo de Jerusalém em 587 a.C. e lido na sinagoga a cada ano na festa do dia 9 de Av, foi relido à luz das sucessivas experiências traumáticas coletivas do povo judeu ao longo da história. Para tanto, apresenta traduções de trechos extensos do seu comentário rabínico tradicional, o Lamentações Rabbah, que relatam vários episódios da primeira guerra judaico-romana que culminou na destruição do segundo Templo em 70 d.C. e da revolta de Simão Bar Kokhba (132-136 d.C.).
Palavras-chave: Livro de Lamentações. Releituras bíblicas. Lamentações Rabbah

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
DETIENNE, C. V. R. De Nabucodonosor a Hadriano: respigaduras midráxias sobre o Livro de Lamentações. Caminhos - Revista de Ciências da Religião, Goiânia, Brasil, v. 14, n. 1, p. 143–156, 2016. DOI: 10.18224/cam.v14i1.4832. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/4832. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Claude Valentin René Detienne, UEG

Doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Professor na Universidade Estadual de Goiás e no Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás.