Lectura Cuidadosa de Genesis

Conteúdo do artigo principal

Jorge Pixley

Resumo

Resumo: o ensaio trata de exegese e interpretação de Gênesis 1, com base na palavra hebraica bresit. A narrativa mítica é entendida, assim, como a criação não do universo, mas de uma casa para toda a humanidade. Nisso reside também seu apelo ecológico para a atualidade.
Palavras-chave: Gênesis 1. Criação. Ecologia. Interpretação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
PIXLEY, J. Lectura Cuidadosa de Genesis. Caminhos - Revista de Ciências da Religião, Goiânia, Brasil, v. 14, n. 1, p. 112–115, 2016. DOI: 10.18224/cam.v14i1.4829. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/4829. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Jorge Pixley, Universidade de Chicago

Doutor em Estudos Bíblicos pela Universidade de Chicago. Atuou como docente da área bíblica em escolas de teologia em Porto Rico, México e Nicarágua. Foi colaborador do Departamento Ecumênico de Investigações (DEI, Costa Rica) e, junto com Milton Schwantes, Elsa Tamez e Pablo Richard, coordenou a Revista de Interpretação Bíblica Latino-Americana (Ribla). Aposentado, é diretor do Projeto América Latina do Centro de Estudos Processuais da Claremont School of Theology/ Claremont Graduate School. Autor de muitas obras, entre elas História de Israel a partir dos Pobres e Teologia da Libertação e Filosofia Processual (Paulus, 2011).