Die Bedeutung der Hebräischen Bibel Für Die Christlich Kirche und Theologie

Conteúdo do artigo principal

Frank Crüsemann

Resumo

Resumo: o artigo se ocupa com os motivos do Antigo Testamento fazer parte do cânone sagrado do Cristianismo e como se pode ensinar e anunciar o seu conteúdo, em três perspectivas: a) ele contém afirmações fundamentais em relação à criação e à antropologia pressupostas no Novo Testamento, com destaque à dignidade e aos direitos humanos; b) é necessário o testemunho dos dois Testamentos para confessar Jesus Cristo, „como ele é testemunhado na Escritura Sagrada“ (Barmen I); c) as igrejas pós-holocausto reconheceram teologicamente a eleição do povo Israel como conteúdo central do Antigo Testamento, o que, mesmo permanecendo como algo estranho, de acordo com Rm 11,16-24 é a raiz da qual nós brotamos e a partir da qual vivemos.
Palavras-chave: Antigo Testamento. Marcião. Bonhoeffer. Imagem de Deus. Israel. Cristologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
CRÜSEMANN, F. Die Bedeutung der Hebräischen Bibel Für Die Christlich Kirche und Theologie. Caminhos - Revista de Ciências da Religião, Goiânia, Brasil, v. 14, n. 1, p. 26–44, 2016. DOI: 10.18224/cam.v14i1.4822. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/4822. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Frank Crüsemann, Kirchliche Hochschule Bethel

Professor emérito de estudos do Antigo Testamento na Kirchliche Hochschule Bethel, Bielefeld, Alemanha. Orientador do doutorado de Haroldo Reimer (1989). Várias obras publicadas e algumas traduzidas para o português, como Cânon e História Social: Ensaios sobre o Antigo Testamento. São Paulo: Loyola, 2009.