Quem Eram Realmente as Vacas de Basã? um exercício de interpretação à base da crítica textual

Conteúdo do artigo principal

Carlos A. Dreher

Resumo

Resumo: o artigo retoma a interpretação do texto de Amós 4.1-3 a partir de um exercício de crítica textual. Apercebe-se de incongruências gramaticais no emprego de sufixos masculinos onde seriam de esperar femininos, bem como uma forma verbal que apresenta a mesma inversão. Ao auscultar o aparato crítico da Biblia Hebraica Stuttgartensia, verifica que não há testemunhas textuais – manuscritos ou versões – para qualquer alteração do texto hebraico. Assume que Amós pretendeu – deliberadamente – alterar tais formas femininas para o masculino. Conclui que Amós pretende, de fato, desqualificar os cortesãos de Samaria, utilizando uma linguagem tipicamente popular, com certeza nem um pouco politicamente correta a nossos olhos na atualidade, contudo, uma linguagem que demonstra mais uma vez a sua santa ira contra aqueles que oprimem os pobres de Deus.
Palavras-chave: Amós. Texto bíblico. Crítica textual. Vacas de Basã. Defesa dos pobres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
DREHER, C. A. Quem Eram Realmente as Vacas de Basã? um exercício de interpretação à base da crítica textual. Caminhos - Revista de Ciências da Religião, Goiânia, Brasil, v. 14, n. 1, p. 10–15, 2016. DOI: 10.18224/cam.v14i1.4819. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/4819. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Carlos A. Dreher, Faculdade Estadual

Doutor e Mestre em Antigo Testamento pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade EST. Pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, entrementes aposentado nas funções docente e pastoral.