Senso Religioso Contemporâneo e os Sem Religião: uma provocação a partir de Emmanuel Lévinas

Conteúdo do artigo principal

Flávio Augusto Senra Ribeiro
Fabiano Victor de Oliveira Campos

Resumo

O presente artigo aborda um aspecto do senso religioso contemporâneo, particularmente de uma espiritualidade não religiosa, franqueando a palavra àqueles que se professam sem religião. Em um primeiro momento, o artigo apresentará a manifestação de pessoas que se autodenominam sem religião durante uma sessão de grupo focal realizada no âmbito da pesquisa Valores e Religião na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em um segundo momento, em perspectiva filosófica, o texto problematiza o horizonte da compreensão dos sem religião tomando por referência o pensamento sobre Deus em Emmanuel Lévinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
RIBEIRO, F. A. S.; CAMPOS, F. V. de O. Senso Religioso Contemporâneo e os Sem Religião: uma provocação a partir de Emmanuel Lévinas. Caminhos - Revista de Ciências da Religião, Goiânia, Brasil, v. 12, n. 2, p. 312–331, 2014. DOI: 10.18224/cam.v12i2.3579. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/3579. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Flávio Augusto Senra Ribeiro, PUC Minas

Doutor em Filosofia e Mestre em Ciência da Religião. Professor no Departamento de Ciências da Religião no PPGCR PUC Minas. Presidiu o Conselho Diretor da Associação de Pós-graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião – ANPTECRE nos biênios 2011-2012 e 2013-2014.

Fabiano Victor de Oliveira Campos, UFJF

Mestre em Ciência da Religião. Doutorando no PPCIR da UFJF como bolsista CAPES.