Novas Tecnologias Terapêutico-Religiosas: notas sobre a apometria como técnica e campo de expressões religiosas híbridas

Conteúdo do artigo principal

Emerson José Sena da Silveira
Izabela Matos Floriano Mendonça

Resumo

Utilização de terapias religiosas no tratamento de doenças, sempre foi alvo de discussões e conflitos dentro e fora do campo religioso brasileiro. Ampliando as polêmicas sobre as terapias de cura espíritas kardecistas, em 1965, surge dentro de um hospital espírita em Porto Alegre, a apometria, técnica de cura espiritual aberta ao sincretismo, hibridismo e bricolagem, vista por kardecistas tradicionais como não pertencente ao kardecismo. Contudo, aderida tanto pelas novas configurações do campo espírita quanto por terapeutas diversos que reinterpretando sua bases religiosas atualizam cada qual a sua maneira, fazendo que ela se configure como uma terapia espiritual alternativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
DA SILVEIRA, E. J. S.; MENDONÇA, I. M. F. Novas Tecnologias Terapêutico-Religiosas: notas sobre a apometria como técnica e campo de expressões religiosas híbridas. Caminhos - Revista de Ciências da Religião, Goiânia, Brasil, v. 12, n. 1, p. 22–38, 2014. DOI: 10.18224/cam.v12i1.3026. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/3026. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Emerson José Sena da Silveira, UFJF

Doutor em Ciência da Religião pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião (PPCIR), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em 2008, realizou sua pesquisa de pós-doutorado, com bolsa pelo CNPQ e projeto na área de Antropologia. Coordenador e professor do PPCIR (UFJF). Antropólogo.

Izabela Matos Floriano Mendonça, UFJF

Mestre em Ciência da Religião pelo PPCIR/UFJF. Graduada em Enfermagem pela UFJF.