O FESTIVAL DE CULTURA POPULAR DO TERRITÓRIO ALTO RIO PARDO (MG) COMO PRÁTICA SOCIAL E PEDAGÓGICA: FORMAÇÃO E RESISTÊNCIA

Conteúdo do artigo principal

Érika Fernanda Pereira de Souza
José Paulo Pietrafesa

Resumo

Este trabalho realizou reflexões sobre a cultura popular camponesa entendendo-a como uma construção dinâmica advinda dos seus modos de vida, experiências e saberes relativos ao trabalho e a produção de sua subsistência. Se fez a luz da divisão social do trabalho e suas relações com a formação da cultura, posto que existem dicotomias históricas constituída e constituinte de relações sociais de poder. Considerando ainda que a investigação científica deve desvelar as condições estruturais da sociedade. Analisamos a articulação que se deu entre Cultura Popular e Educação do Campo, demonstrada aqui concretamente na apresentação do Festival da Cultura Popular do Alto Rio Pardo – MG, destacando as práticas culturais que o compõem como processos educativos, onde se desenvolve uma ação social e pedagógica na região, a qual contribui para a formação dos sujeitos e o fortalecimento da resistência camponesa mediante a inserção da lógica de desenvolvimento capitalista em seus modos de vida, sociabilidades e experiências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
DE SOUZA, Érika F. P.; PIETRAFESA, J. P. O FESTIVAL DE CULTURA POPULAR DO TERRITÓRIO ALTO RIO PARDO (MG) COMO PRÁTICA SOCIAL E PEDAGÓGICA: FORMAÇÃO E RESISTÊNCIA. Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos, Goiânia, Brasil, v. 4, n. 2, p. 308–323, 2019. DOI: 10.18224/baru.v4i2.7011. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/baru/article/view/7011. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Érika Fernanda Pereira de Souza, PUC Goiás

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Integrante do Laboratório de Ensino em Educação do Campo na Unimontes.

José Paulo Pietrafesa, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília. Mestre em Educação pela UFG. Graduado em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) pela UFG. Professor na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG.

Referências

ARROYO, Miguel Gonzales. A educação básica e o movimento social do campo. In: ARROYO, Miguel Gonzales; FERNANDES, Bernardo Mançano. A educação básica e o movimento social do campo. Brasília: Articulação nacional por uma educação básica do campo, 1999. (Coleção por uma educação básica do campo, n. 2).

AZEVEDO, Fernando de. A cultura brasileira. 6.ed. Rio de Janeiro, UFRJ, Brasília, UnB, 1996.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Festas de Trabalho. In: SILVA, René Marc da Costa. (Org.). Cultura popular e Educação: salto para o futuro. Secretaria de Educação a Distância, MEC. Brasília, 2008a.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Verbete “Cultura Popular”. In: STRECK, Danilo R; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte, Editora Autêntica, 2008b.

CHAUÍ, Marilena. Cultura Popular e autoritarismo. In: CHAUÍ, Marilena. Conformismo e resistência: aspectos da cultura popular no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1986.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 31.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

GABRIEL, Eleonora. Linguagens artísticas da cultura popular. In: SILVA, René Marc da Costa (Org.). Cultura popular e Educação: salto para o futuro. Brasília: Secretaria de Educação a Distância, MEC, 2008.

MARTINS, José de Souza Martins. Música sertaneja: a dissimulação na linguagem dos humilhados. In: MARTINS, José de Souza Martins. Capitalismo e tradicionalismo: estudos sobre as contradições da sociedade agrária no Brasil. São Paulo: Pioneira, 1975.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Sobre literatura e arte. 4.ed. Lisboa: Estampa, 1974.

MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MONTANARI, Massimo. Comida como cultura. Tradução de Letícia Martins de Andrade. 2. ed. São Paulo: Senac, 2013.

MURRAY, Charles. A música como objeto de memória. In: SILVA, René Marc da Costa. (Org.). cultura popular e educação: salto para o futuro. Brasília: Secretaria de Educação a Distância, MEC, 2008.

NOGUEIRA, Mônica Celeida Rabelo. Gerais a dentro e a fora: identidade e territorialidade entre Geraizeiros do Norte de Minas Gerais. Tese (Doutorado do Departamento de Antropologia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2009.

PINTO, Álvaro Vieira. Teoria da Cultura. In: PINTO, Álvaro Vieira. Ciência e existência: problemas filosóficos da pesquisa científica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. p.119-128.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 4 ed. Campinas: Autores Associados, 2013.

SILVA, René Marc da Costa (Org.). Cultura popular e educação: salto para o futuro. Brasília: Secretaria de Educação a Distância, MEC, 2008.

THOMPSON, Edward Palmer. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular e tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

TORRES, Lúcia Beatriz; CAVALCANTE, Raphael. Festas de Santos Reis. In: SILVA, René Marc da Costa. (Org.). Cultura popular e Educação: salto para o futuro. Brasília: Secretaria de Educação a Distância, MEC, 2008.

SITE: < https://caa.org.br/biblioteca/noticia/festival-da-cultura-popular-do-alto-rio-pardo-celebrar-e-nossa-forma-de-resistir >.

SITE: < https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/18427846/festival-celebra-cultura-e-sociobiodiversidade-dos-geraizeiros-do-alto-rio-pardo-mg >.

SITE: < http://g1.globo.com/mg/grande-minas/noticia/2016/11/festival-busca-valorizar-agricultura-familiar-no-alto-do-rio-pardo-em-mg.html >.

SITE: < https://www.youtube.com/watch?v=9MdI_bO09Y4 >.