Desenvolvimento Regional: as Instituições de Ensino Superior (IES) e a Interação com o Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA)

Autores

  • Karla Kellem de Lima PUC Goiás
  • Tereza Cristina Medeiros Pinheiro de Lima PUC Goiás
  • Antônio Pasqualetto PUC Goiás

DOI:

https://doi.org/10.18224/baru.v1i1.4461

Resumo

Resumo: no mundo globalizado as organizações são desafiadas à competitividade, necessitando ampliar o conhecimento em ambiente tecnológico propício à inovação. Objetivou-se conhecer; discutir e analisar a expansão das Instituições de Ensino Superior (IES) de Anápolis e a relação de cooperação e interação com o Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA). Realizou-se pesquisa qualitativa, tendo como instrumento a aplicação de questionário ao responsável pelo setor de Recursos Humanos do DAIA e nas IES foram realizadas entrevistas com os diretores de unidades de ensino buscando identificar quais os serviços e ações, vantagens e desvantagens dessa interação. Os resultados demonstraram que para as organizações, as relações de cooperação são restritas à oferta de estágio e abertura do espaço para realização de visitas técnicas. Por outro lado, as IES visualizam que de forma positiva e sistematizada oferecem mão-de-obra regional capacitada às empresas do DAIA, que na maioria são oriundas de outros Estados contribuindo para o desenvolvimento regional.
Palavras-chave: DAIA. Desenvolvimento Regional. Instituições de Ensino Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Kellem de Lima, PUC Goiás

Mestranda no Programa de Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial da Pontifica
Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Goiânia-GO/Brasil.

 

Tereza Cristina Medeiros Pinheiro de Lima, PUC Goiás

Professora Doutora no Departamento de Administração da PUC Goiás, Goiânia-GO/Brasil.

 

Antônio Pasqualetto, PUC Goiás

Professor Doutor no Programa de Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial da
PUC Goiás e do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás, Goiânia-GO/Brasil.

Downloads

Publicado

17.12.2015

Como Citar

DE LIMA, K. K.; DE LIMA, T. C. M. P.; PASQUALETTO, A. Desenvolvimento Regional: as Instituições de Ensino Superior (IES) e a Interação com o Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA). Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos, Goiânia, Brasil, v. 1, n. 1, p. 37–55, 2015. DOI: 10.18224/baru.v1i1.4461. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/baru/article/view/4461. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>