ECONOMIA E ASPECTOS DA URBANIZAÇÃO NA MICRORREGIÃO DE PAU DOS FERROS, RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL

Conteúdo do artigo principal

Lucas Valente Souto
Almir Mariano de Sousa Júnior
Francisco do O' de Lima Júnior

Resumo

O processo de formação do espaço urbano e o aumento da taxa de urbanização em grande parte do mundo são marcados pela industrialização. No caso brasileiro, aconteceu mais intensamente a partir da segunda metade do século XX, levando grande parte da população rural migrar para as áreas urbanas. Nos municípios da região semiárida brasileira, o processo de urbanização com eventual migração ocorreu também devido ao fator climático da região, devido os longos períodos de secas. O objetivo desse trabalho é analisar o processo de urbanização da microrregião de Pau dos Ferros/RN e seus rebatimentos na dinâmica local, tendo como base a perda da representatividade do setor rural/agropecuário, causado pelas intempéries do clima. Usou-se dados de órgãos oficiais (IBGE; ATLAS Brasil) com exploração descritiva. Verificou-se que houve significativo processo de urbanização concomitante com a perda de representatividade do setor primário em detrimento dos outros setores que compõem o PIB.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SOUTO, L. V.; DE SOUSA JÚNIOR, A. M.; DE LIMA JÚNIOR, F. do O. ECONOMIA E ASPECTOS DA URBANIZAÇÃO NA MICRORREGIÃO DE PAU DOS FERROS, RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL. Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos, Goiânia, Brasil, v. 5, n. 2, p. 182–198, 2019. DOI: 10.18224/baru.v5i2.7564. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/baru/article/view/7564. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Lucas Valente Souto, Servidor Técnico da Universidade Federal do Semiárido (UFERSA, Mossoró)

Mestre em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros/RN (PLANDITES/UERN). Especialista em Gestão Pública pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Servidor da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).

Almir Mariano de Sousa Júnior, Professor Adjunto da Universidade Federal do Semiárido (UFERSA, Mossoró)

Doutor em Ciência e Engenharia de Petróleo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Engenharia de Petróleo e Gás Natural e Professor Adjunto da Universidade Federal do Semiárido (UFERSA, Mossoró). Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).

Francisco do O' de Lima Júnior, Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (DE-URCA)

Doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas/SP. Mestre em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia/MG. Graduado em Economia pela URCA. Estágio Doutoral PDSE CAPES no Instituto de Geografia da Universidade de Innsbruck, Áustria. Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (DE-URCA).

Referências

ABRAPA. Algodão no Brasil. Disponível em: http://www.abrapa.com.br/Paginas/dados/algodao-no-brasil.aspx. Acesso em: 25 out. 2017.

AB’SABER, A. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

ATLAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO NO BRASIL. Atlas do IDHM. Disponível em: http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/consulta/. Acesso em: 25 maio 2017.

BRANDÃO, C. Território e Desenvolvimento: as múltiplas escalas entre o local e o global. 2. ed. Campinas/SP: Ed. da UNICAMP, 2012.

CLEMENTINO, M. do L. M. Economia e urbanização: o Rio Grande do Norte nos anos 70. Natal-RN: UFRN-CCHLA, 1995.

DANTAS, J. R. Q. As cidades médias no desenvolvimento regional: um estudo sobre Pau dos Ferros (RN). Natal, 2014, 260p. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014.

DANTAS, J. R. Q.; CLEMENTINO, M. L. M. Desenvolvimento e urbanização: a rede urbana potiguar sob a ótica dos ‘REGICs’. Geotemas, Pau dos Ferros, v. 4, n. 1, p. 71-82, jan./jun. 2014.

DANTAS, J. R. Q.; FRANÇA, R. S. Desenvolvimento humano e hierarquia urbana: um estudo do IDHM nos municípios Potiguares. Trabalho apresentado no GT 4 Dinâmicas Socioeconômicas no Território – III Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade – SEDRES, Blumenau (SC), ocorrido entre 14 e 16 de setembro de 2016.

DANTAS, J. R. Q.; SILVA, F. S. B. A (re) organização socioespacial no Rio Grande do Norte e suas implicações para o alto oeste: particularidades sobre pau dos ferros. Revista de Desenvolvimento Econômico, Salvador, Ano XIII, n. 24, p. 35-44, dez. 2011.

DINIZ, C. C. A questão territorial e o desenvolvimento brasileiro. In: DELFIM NETTO, A. O Brasil do Século XXI. São Paulo: Saraiva, 2011. p. 293-298.

ENDLICH, A. M. Pensando os papéis e significados das pequenas cidades. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

GRAY, D. E. Pesquisa no mundo real. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2012.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico 2000. Rio de Janeiro: IBGE, 2000.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico 1991. Rio de Janeiro: IBGE, 1991.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Região de Influência das Cidades - 2007. Rio de Janeiro: IBGE, 2008.

MACEDO, F. C.; LIMA JÚNIOR, F. O.; MORAIS, J. M. L. Dinâmica econômica e rede urbana cearense no início do século XXI. Redes (Santa Cruz do Sul. Online), v. 16, p. 70-93, 2012.

SANTOS, M. A urbanização Brasileira. 5. ed., 3. reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013.

SILVA, R. M. A. Entre o Combate à Seca e a Convivência com o Semi-Árido: políticas públicas e transição paradigmática. Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza, v. 38, n. 3, p. 466- 485, jul./set. 2007.

SINGER, P. Economia política da urbanização. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1980.

SPOSITO, M. E. B. Capitalismo e Urbanização. 8. ed. São Paulo: Contexto, 1997.

SOUTO, L. V.; LIMA, D. F.; BARRETO FILHO, B. F.; DANTAS, J. R. Q. O nordeste e a escassez de água: uma abordagem da microrregião de Pau dos Ferros/RN. In: XVII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, 2017, São Paulo - SP. Anais [...]. São Paulo - SP: FAUUSP, 2017. v. 1. p. 1-16.

TRIBUNA DO NORTE. TSE Revela que nove municípios do RN têm mais eleitores que habitantes. Disponível em: http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/tse-revela-que-nove-municipios-do-rn-tem-mais-eleitores-que-habitantes/86506. Acesso em: 01 jul. 2017.