A IMPORTÂNCIA DE MUSEUS NO INTERIOR – O CASO CENPALEO/MTV

Conteúdo do artigo principal

Luiz Carlos Weinschütz
Cristiane Pscheidt
Eliane Villa Lobos Strapasson
Celina Hirth
Morgana Denk Wantowsky
João Henrique Zahdi Ricetti
Everton Wilner

Resumo

O Museu da Terra e da Vida de Mafra, Santa Catarina foi criado para levar à comunidade o conhecimento gerado pelo Centro Paleontológico da Universidade do Contestado, e hoje atende em média 7.000 visitantes por ano, na maioria estudantes de instituições de ensino públicas que utilizam o museu como um espaço para educação não formal. Tendo como amostra os dados de visitas entre 2005 e 2018, verificamos uma estabilização com relação ao número de visitantes locais entre 3.000 a 4.000 pessoas/ano, e um crescimento com relação aos visitantes provenientes de outras localidades (4.000 a 4.500 pessoas/ano). Com relação à distância de procedência dos visitantes de “fora” a maioria vêm de cidades localizadas até 200 km, relacionado diretamente aos custos e tempo do transporte. Em Santa Catarina os museus de Ciências e História Natural estão concentrados nas regiões de Florianópolis, Joinville e Blumenau. Ficou evidente nessa pesquisa a relação entre a possibilidade de visita de estudantes no museu e a distância em que residem, corroborando com a necessidade de políticas de incentivo a criação de museus no interior do Estado. A utilização de museus como parte do plano pedagógico dos professores contribui para o desenvolvimento regional, seja pelo aquecimento do comércio, divulgação da cidade e pela disseminação do conhecimento e cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
WEINSCHÜTZ, L. C.; PSCHEIDT, C.; STRAPASSON, E. V. L.; HIRTH, C.; WANTOWSKY, M. D.; RICETTI, J. H. Z.; WILNER, E. A IMPORTÂNCIA DE MUSEUS NO INTERIOR – O CASO CENPALEO/MTV. Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos, Goiânia, Brasil, v. 5, n. 1, p. 68–83, 2019. DOI: 10.18224/baru.v5i1.7345. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/baru/article/view/7345. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Luiz Carlos Weinschütz, Universidade do Contestado

Centro Paleontológico da Universidade do Contestado.

Cristiane Pscheidt, Universidade do Contestado

Centro Paleontológico da Universidade do Contestado.

Eliane Villa Lobos Strapasson, Universidade do Contestado

Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, Mafra, Santa Catarina

Celina Hirth, Universidade do Contestado

Centro Paleontológico da Universidade do Contestado.

Morgana Denk Wantowsky, Universidade do Contestado

Centro Paleontológico da Universidade do Contestado.

João Henrique Zahdi Ricetti, Universidade do Contestado

Centro Paleontológico da Universidade do Contestado. Programa de Pós-Graduação em Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Everton Wilner, Universidade do Contestado

Centro Paleontológico da Universidade do Contestado. Programa de Pós-Graduação em Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

BOTELHO, Isaura. Dimensões da cultura e políticas públicas. São Paulo em perspectiva, v. 15, n. 2, p. 73-83, 2001.

CARVALHO, Cláudia Pato de. Desenvolvimento Regional através da Cultura. Curso de Verão Europeu sobre Desenvolvimento Regional Sustentável, Germerode (Alemanha), 23 a 28 de Junho de 2002. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 65, p. 195-197, 2003.

CASSAB, Rita de Cássia Tardin. Objetivos e princípios. In: CARVALHO, I. S. (ed.). Paleontologia. Rio de Janeiro: Interciência, 2000. V. 1, cap. 1, p. 3-11.

CAZELLI, Sibele. Alfabetização científica e os museus interativos de ciência. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Educação. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1992.

CHAGAS, Isabel. Aprendizagem não formal/formal das ciências. Relações entre os museus de ciência e as escolas. Revista de Educação, v. 3, n. 1, p. 51-59, 1993.

ICOM: Conselho Internacional de Museus. A organização. Disponível em: http://icom.museum/the-organisation. Acesso em: 10 mar. 2017.

CONSIDERA, Andrea Fernandes. Museus de História Natural no Brasil (1818-1932): uma revisão bibliográfica. In: XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA. Anais..., 2011.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1980.

HOOPER-GREENHILL, Eilean. Education, communication and interpretation: towards a critical pedagogy in museums. In: ______. The Education Role of the Museum. London: Routledge, 1994. p. 3-25.

IBRAM: Instituto Brasileiro de Museus. Guia dos museus brasileiros. Brasília, DF: IBRAM, 2011.

IBRAM: Instituto Brasileiro de Museus. Museus em números. Brasília: Instituto Brasileiro de Museus, 2011. V. 1.

LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 3, n. 1, p. 45-61, jan./jun. 2001.

LOPES, Luciane AM; RIBEIRO, Luiz Carlos Borges. A Semana do Dinossauro: uma Forma Lúdica de Ensinar a Importância do Turismo Paleontológico. Seminario de Pesquisa em Turismo do MERCOSUL, v. 4, 2006.

LOPES, Maria Margaret. As ciências naturais e os museus no Brasil no século XIX. Tese (Doutorado da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.

MARANDINO, Martha. Interfaces na relação museu-escola. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 18, n. 1, p. 85-100, abr. 2001.

MARANDINO, Martha. Museus de Ciências, Coleções e Educação: relações necessárias. Museologia e Patrimônio, v. 2, n. 2, p. 1-12, 2009.

MARANDINO, Martha et al. Aprendizagens em biologia a partir da visita ao Museu Zoologia. Atas do V ENPEC. Bauru: ABRAPEC, 2005.

MOURO, Lucas Del et al. The Lontras Shale (Permian, Paraná Basin) and its Fossils: Discovery, Taxonomic Identification and Present Knowledge. Anuário do Instituto de Geociências - UFRJ, v. 41, p. 636-646, 2018.

PÁSSARO, Eloisa Magalhães; HESSEL, Maria Helena; NOGUEIRA NETO, José de Araújo. Anuário do Instituto de Geociências - UFRJ, Rio de Janeiro, v. 37, n. 2, p. 48-59, 2014.

PINHEIRO, Rachel; LOPES, Maria Margaret. As propostas da Seção Geológica da Comissão Científica de Exploração (1856). Asclepio, v. 58, n. 1, p. 95-112, 2006.

PONTE, Antônio. Museus e desenvolvimento regional. In: CARVALHO, Ana (org). Os Museus e o Património Cultural Imaterial: estratégias para o desenvolvimento de boas práticas. Faculdade de Letras de Évora, 2011.

PSCHEIDT, Cristiane. Contribuições de um curso de formação continuada para a promoção da alfabetização científica de docentes no Museu da Terra e da Vida, Mafra, SC. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) – UFPR, 2018.

RATTNER, Henrique. Prioridade: construir o capital social. Revista Espaço Acadêmico, ano II, n. 21, fev. 2003.

ROSA, Cleci Werner da; PEREZ, Carlos Ariel Samudio; DRUM, Carla. Ensino de física nas séries iniciais: concepções da prática docente. Investigações em Ensino de Ciências, v. 12, n. 3, p. 357-368, 2016.

SASSERON, Lúcia Helena; DE CARVALHO, Ana Maria Pessoa. Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em ensino de ciências, v. 13, n. 3, p. 333-352, 2016.

SILVA, Camila Silveira da; DINIZ, Renato Eugênio da Silva. Perfil e prática pedagógica dos professores visitantes de um centro de ciências: indicativos sobre a relação museu-escola. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2011.

THOMÉ, José Willibaldo. Os museus estaduais. Revista Brasileira de Zoologia, v. 5, n. 4, p. 629-631, 1988.

VIEIRA, Ana Carolina Maciel et al. A contribuição dos museus para a institucionalização e difusão da paleontologia. Anuário do Instituto de Geociências – UFRJ, v. 30, n. 1, p. 158-167, 2007.

WEINSCHUTZ, Luiz Carlos. Território da Cidadania Planalto Norte e o Centro Paleontológico da Universidade do Contestado. In: KNOREK, Reinaldo; LOCH, Carlos (org.). Território da Cidadania em Santa Catarina: Diagnósticos e Estudos. Florianopolis, SC: Editora CRV, 2016. V. 1, p. 341-355.

WEINSCHUTZ, Luiz Carlos; METS, Marilda. Fósseis e a expansão urbana na cidade de Mafra (Santa Catarina - Brasil). In: HENRIQUE, M. H. et al. Para aprender com a terra - memórias e notícias de geociências no espaço lusófono. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012. V. 1, p. 161-166.