A Construção e a Evolução da CEASA-GO: A Central de Abastecimento do Cerrado Brasileiro

Conteúdo do artigo principal

Karla Kellen de Lima
Antônio Pasqualetto
Altivo Roberto Andrade de Almeida Cunha
Margot Riemann Costa e Silva

Resumo

Resumo: ao final de 1950 e na década de 1960, surgiram as primeiras discussões para a formação de um mercado de hortigranjeiro devido a existência de atividade fragmentada e informal que vinha causando problemas urbanísticos no Brasil. Objetivou-se contextualizar a criação da Central de Abastecimento de Goiás, inaugurada em 1975, seu papel e diretrizes para implantação dos espaços físicos. Realizou-se pesquisa descritiva em manuais operacionais das CEASAS do Brasil; documentos internos da CEASA-GO, artigos da época do Sistema Nacional de Centrais de Abastecimento (SINAC) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em conjunto com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e a Superintendência de Programas Institucionais e Sociais de Abastecimento (SUPAD) entre os anos de 1976 a 2008. Os resultados demonstram que a CEASA-GO tem um papel fundamental no comércio atacadista de hortigranjeiros, não só no Estado de Goiás, mas em todo Cerrado Brasileiro.
Palavras-chave: Ceasa. Central de Abastecimento. Hortigranjeiros. Cerrado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
DE LIMA, K. K.; PASQUALETTO, A.; CUNHA, A. R. A. de A.; E SILVA, M. R. C. A Construção e a Evolução da CEASA-GO: A Central de Abastecimento do Cerrado Brasileiro. Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos, Goiânia, Brasil, v. 1, n. 1, p. 3–20, 2015. DOI: 10.18224/baru.v1i1.4459. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/baru/article/view/4459. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Karla Kellen de Lima, PUC Goiás

Mestranda do Programa de Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial da Pontifica Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO/Brasil.

Altivo Roberto Andrade de Almeida Cunha, Unifemm

Professor Doutor na Unifemm - Centro Universitário de Sete Lagoas- MG /Brasil.

Margot Riemann Costa e Silva, PUC Goiás

Professora Doutora no Programa de Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial da
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO/Brasil.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>