<b>Modelo Simplificado de Simulação por Cenários Aplicados ao Gerenciamento de Transporte Público por Ônibus</b>

Conteúdo do artigo principal

Luziane Machado Pavelski
Marcia de Andrade Pereira Bernardinis

Resumo

O principal objetivo dessa pesquisa consiste em verificar a efetividade do uso de simulações por meio do software de modelagem Arena como uma alternativa para trabalhar a melhoria continua no processo de gestão de linhas de transporte urbano público por ônibus. Para isso foi realizada uma coleta de dados reais em uma linha de ônibus na cidade de Curitiba que foram modelados no software Arena de modo simplificado para posteriormente criar outros três cenários a partir de dados hipotéticos, possibilitando assim antever se realizar aquele cenário traz ou não benefícios, economizando recursos e evitando que alterações prejudiciais sejam concretizadas. Os resultados demonstram que apesar da simplicidade do modelo adotado ele tem potencial para contribuir positivamente, a partir dos cenários hipotéticos e simulação das conseqüências oriundas de cada situação, trata- se de uma ferramenta interessante dentro processo de gerenciamento.

Simplified Model of Simulation by Scenarios Applied to the Management of Public Transport by Buses

The main objective of this research is to verify the effectiveness of the use of simulations through Arena modeling software as an alternative to work on continuous improvement in the process of managing public urban transport lines by bus. For this, a real data collection was performed on a bus line in the city of Curitiba, which was modeled in the Arena software in a simplified way and later to create three other scenarios based on hypothetical data, thus making it possible to predict whether or not that scenario has benefits , saving resources and preventing harmful changes from being made. The results show that despite the simplicity of the adopted model it has the potential to contribute positively, from the hypothetical scenarios and simulation of the consequences of each situation, it is an interesting tool within the management process.

Modelo Simplificado de Simulación por Cenarios Aplicados a la Gestión de Transporte Público por Autobus

El principal objetivo de esta investigación consiste en verificar la efectividad del uso de simulaciones a través del software de modelado Arena como una alternativa para trabajar la mejora continua en el proceso de gestión de líneas de transporte urbano público por autobús. Para ello se realizó una recolección de datos reales en una línea de autobuses en la ciudad de Curitiba que fueron modelados en el software Arena de modo simplificado para posteriormente crear otros tres escenarios a partir de datos hipotéticos, posibilitando así prever si realizar ese escenario trae o no beneficios , ahorrando recursos y evitando que se produzcan cambios perjudiciales. Los resultados demuestran que a pesar de la simplicidad del modelo adoptado tiene potencial para contribuir positivamente, a partir de los escenarios hipotéticos y simulación de las consecuencias oriundas de cada situación, se trata de una herramienta interesante dentro del proceso de gestión.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
PAVELSKI, L. M.; PEREIRA BERNARDINIS, M. de A. <b>Modelo Simplificado de Simulação por Cenários Aplicados ao Gerenciamento de Transporte Público por Ônibus</b>. Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos, Goiânia, Brasil, v. 4, n. 1, p. 21–30, 2018. DOI: 10.18224/baru.v4i1.6284. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/baru/article/view/6284. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Luziane Machado Pavelski, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Planejamento Urbano pela UFPR. Especialista em Gestão de Projetos de Engenharia pela PUC-PR, 2017. Graduada em Engenharia Civil pela UFPR, 2015. Professora substituta no Departamento de Expressão gráfica da UFPR.

Marcia de Andrade Pereira Bernardinis, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo. Mestre em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo. Professora da Universidade Federal do Paraná. Pesquisadora de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq, Nível B. Pesquisadora convidada da Universidade de Bordeaux, França, em estudos sobre mobilidade.

Referências

ARBEX, Renato Oliveira. Projetos de redes otimizadas de transporte público por ônibus utilizando algoritmos genéticos. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transporte)-Escola Politécnica de São Paulo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

FERRAZ, Antônio Clóvis Pinto; TORRES, Isaac Guilermo Espinosa. Transporte público urbano. São Carlos: Rima, 2004.

GEHL, Jan. A dimensão humana: Cidade para pessoas. São Paulo: Perspectiva, 2013.

MINISTÉRIO DAS CIDADES. Planmob: Caderno de referência para elaboração de plano de mobilidade urbana. Brasília, 2015. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2017.

PARAGON. Arena. Disponível em: . Acesso em: 08 mar. 2018.

PINHEIRO, Armando Castelar; FRISCHTAK, Cláudio. Mobilidade urbana: desafios e perspectivas para as cidades brasileiras. São Paulo: Elsevier, 2016.

SENADO FEDERAL. Estatuto da Cidade. Brasília, 2004. Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2016.

SOLON, Alexsandro Silva. Aplicação da logística urbana na modelagem e simulação de corredores do transporte público por ônibus. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil)-Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.

URBS. Horário de ônibus. Disponível em:<http://www.urbs.curitiba.pr.gov.br>. Acesso em: 10 mar. 2018.

VASCONCELLOS, Eduardo Alcântara de. Mobilidade urbana e cidadania. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2012.