Cidades Rebeldes: uma leitura à brasileira

Conteúdo do artigo principal

Bernardo Neves de Paula
Gustavo Tristão
Felipe Bernardo Furtado Soares

Resumo

O livro Cidades Rebeldes de David Harvey, originalmente publicado em 2012, oferece uma atualização da proposta de Henri Lefebvre, em O Direito à Cidade, de 1968. A presente resenha pretende fazer uma releitura da proposta de Harvey a partir da perspectiva brasileira contemporânea, dissertando sobre os processos de reprodução do capital por meio da produção do urbano, em seus meandros tanto subjetivos, quanto materiais e financeiros. A posta de Harvey verte esperança e responsabilidade nos movimentos sociais como linha de fuga para demanda e produção de um mundo mais igualitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
DE PAULA, B. N.; TRISTÃO, G.; SOARES, F. B. F. Cidades Rebeldes: uma leitura à brasileira. Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos, Goiânia, Brasil, v. 3, n. 2, p. 334–338, 2017. DOI: 10.18224/baru.v3i2.5978. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/baru/article/view/5978. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Resenhas / Reviews
Biografia do Autor

Bernardo Neves de Paula, UFMG

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (2014). Atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola de Arquitetura da UFMG (NPGAU); pesquisador do grupo de pesquisa Indisciplinar (CNPq) da Faculdade de Arquitetura da UFMG onde coordena a frente de ação Lutas Territoriais.

Gustavo Tristão, Escola Estadual Brighenti Cesare

Graduação em Arquiteto e Urbanista pela UFSJ. Professor de artes na Escola Estadual Brighenti Cesare.

Felipe Bernardo Furtado Soares, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Direito pela UFMG. Mestre em Direito pelo PPGD-UFMG. Membro do grupo de pesquisa Indisciplinar, da Escola de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal de Minas Gerais.

Referências

HARVEY, D. Cidades rebeldes: Do direito à cidade à revolução urbana. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

MARICATO, E. Para entender a crise urbana. São Paulo: Expressão Popular, 2015.