Entraves e Desafios a Sustentabilidade dos Empreendimentos Solidários na Região do Submédio São Francisco

Conteúdo do artigo principal

Kleber Ávila Ribeiro
Luis Henrique Felipe Santos de Oliviera

Resumo

este artigo tem por objetivo analisar as condições da Associação de Pescadores do Serrote do Urubu no município de Petrolina - PE, verificando quais os principais desafios e obstáculos enfrentados quando da sua implantação até os dias atuais, levando a uma reflexão acerca dos caminhos a serem trilhados para alcançar uma gestão sustentável. Para elaboração do presente trabalho foram aplicados questionários estruturados junto aos associados, com intuito de identificar o perfil do público alvo e do empreendimento em estudo. A pesquisa foi realizada entre os meses de agosto e outubro de 2015, foram entrevistados 50 pescadores dentre 100 associados, que apresentaram idade média de 40 anos, dos quais apenas 20,0% vivem exclusivamente piscicultura em tanques-rede, e possui renda média de 2,5 salários mínimos. 60,0% tem apenas o 1º grau completo. Concluiu-se que a realidade da associação é recorrente a maioria dos empreendimentos de Economia Solidária, problemas inerentes à própria atividade (piscicultura): dificuldade de acesso às linhas crédito tradicionais para aquisição de máquinas equipamentos, ausência de assistência técnica institucional, dificuldade de inserção dos produtos oriundos da atividade em outros mercados ou em redes de solidariedade, falta de apoio de órgãos governamentais e de instituições de pesquisa para elaboração e agregação de valor ao produto oriundo da piscicultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
RIBEIRO, K. Ávila; DE OLIVIERA, L. H. F. S. Entraves e Desafios a Sustentabilidade dos Empreendimentos Solidários na Região do Submédio São Francisco. Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos, Goiânia, Brasil, v. 3, n. 1, p. 106–119, 2017. DOI: 10.18224/baru.v3i1.5834. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/baru/article/view/5834. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Kleber Ávila Ribeiro, UEBA

Economista, especialista em Docência do Ensino Superior, MBA em Gestão de Cooperativas, mestrando em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social pela Universidade Católica de Salvador – UCSal. Professor Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia – Uneb. 

Luis Henrique Felipe Santos de Oliviera, FACAPE

Graduado em Administração pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – FACAPE.