Desenvolvimento, Profissionalismo e Economia da Cultura: desafios para a profissionalização dos gestos culturais no Estado de Goiás

Conteúdo do artigo principal

Aline Tereza Borghi Leite
Juliano de Castro Silvestre

Resumo

nas últimas décadas, as cidades têm desempenhado um novo papel na economia global, ocupando uma centralidade e alterando a territorialidade e a geografia do poder, em razão da globalização e do incremento do setor de serviços. Nesse panorama, a cultura constitui-se como um elemento de considerável importância para o desenvolvimento econômico e social das cidades. O Brasil das “belas-artes”, da música erudita e das expressões culturais, que estava restrito a pequenos grupos, tem se transformado à medida que mais grupos sociais produzem e consomem cultura. Em suas várias linguagens e modalidades, a cultura se tornou um bem simbólico tangível, capaz de gerar renda e empregos, contribuindo para o desenvolvimento social, humano e sustentável. O objetivo do artigo é discutir como se relacionam as dinâmicas da globalização da economia e o papel desempenhado pelos grandes centros urbanos, articulando desenvolvimento e profissionalização no campo da cultura, apontando os caminhos para a profissionalização das carreiras e seus efeitos para a Economia da Cultura. Nesse cenário, o incentivo de políticas públicas culturais às cidades firma-se como uma boa estratégia de crescimento e de geração de emprego.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
LEITE, A. T. B.; SILVESTRE, J. de C. Desenvolvimento, Profissionalismo e Economia da Cultura: desafios para a profissionalização dos gestos culturais no Estado de Goiás. Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos, Goiânia, Brasil, v. 3, n. 1, p. 58–70, 2017. DOI: 10.18224/baru.v3i1.5831. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/baru/article/view/5831. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Aline Tereza Borghi Leite, PUC Goiás

Professora no Programa de Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial da PUC Goiás. Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos.

Juliano de Castro Silvestre, PUC Goiás

Administrador de Empresas pela PUC-GO. Pós-Graduado em Marketing pela UFRJ. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Planejamento Territorial
pela PUC Goiás. Goiânia, Brasil. Bolsista Taxista Capes.