Área de Ocupação da Cana-de-Açúcar no Estado de Goiás e o Efeito Substituição em Relação a outras Culturas de Abastecimento Alimentar (2003-2012)

Conteúdo do artigo principal

Leandro Ilidio da Silva
Carlos Leão
Antônio Pasqualetto

Resumo

Resumo: este trabalho teve como o objetivo verificar o crescimento da área de ocupação da cana-de-açúcar no Estado de Goiás e o efeito substituição em relação a outras culturas de abastecimento alimentar entre o período de 2003 a 2012. Utilizou-se método de análise shif-share para explicar o Efeito Substituição (ES) ocorrido na composição das culturas em Goiás. Defende-se que as culturas com forte penetração, principalmente nos segmentos agroindustriais, apresentam maiores efeitos de substituição, em relação às demais. Os dados fora fornecidos pela Secretaria Estadual de Gestão e Planejamento (SEGPLAN), Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Sindicato da Indústria de Fabricação de Ãlcool do Estado de Goiás (SIFAEG), União da Indústria de Cana-de-açúcar (Ã?NICA) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (BGE). Os resultados demonstraram que a área de ocupação da agricultura goiana apresentou, no período, um efeito de substituição (ES) positivo forte, sobretudo nas culturas de cana-de-açúcar, milho e soja, apresentando o efeito substituição (ES) negativo nas culturas de arroz, sorgo e feijão.
Palavras-chave: Agricultura goiana. Cana-de-açúcar. Modelo shift-share. Efeito Substituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
DA SILVA, L. I.; LEÃO, C.; PASQUALETTO, A. Área de Ocupação da Cana-de-Açúcar no Estado de Goiás e o Efeito Substituição em Relação a outras Culturas de Abastecimento Alimentar (2003-2012). Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos, Goiânia, Brasil, v. 1, n. 1, p. 21–35, 2016. DOI: 10.18224/baru.v1i1.4603. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/baru/article/view/4603. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Leandro Ilidio da Silva, PUC Goiás

Mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial da PUC Goiás.

Carlos Leão, PUC Goiás

Acadêmico em Graduação de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). 

Antônio Pasqualetto, PUC Goiás

Professor Doutor no Programa de Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial da
PUC Goiás e no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás, Goiânia-GO/Brasil. 

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>