POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO

Conteúdo do artigo principal

Maria Alcenir de Carvalho
Argos Gumbowsky

Resumo

O objetivo da pesquisa foi verificar a efetividade das políticas públicas, enquanto instrumentos para o desenvolvimento regional, relativos à inclusão do deficiente no mercado de trabalho em instituições públicas e privadas nos municípios do Planalto Norte Catarinense. O presente trabalho é caracterizado como pesquisa descritiva, qualitativa com abordagem quantitativa, apoiada em estudo de campo e bibliográfica. Participaram como sujeitos da pesquisa trinta e seis representantes de organizações públicas e privadas dos municípios de Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineópolis, Major Vieira, Porto União e Três Barras. Os resultados possibilitaram identificar a necessidade de maior preparo de todos os órgãos públicos e privados, bem como das famílias e das próprias pessoas com deficiência, no que tange a inclusão destas no mercado de trabalho. A inclusão é uma tarefa interativa entre os segmentos sociais com probabilidade de sucesso e soluções se todos os segmentos se comprometerem com ações específicas. E ainda, a importância de um conhecimento específico e de preparo educacional com ações pedagógicas mais condizentes com a perspectiva de inclusão e não de segregação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
CARVALHO, M. A. de; GUMBOWSKY, A. POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO. Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos, Goiânia, Brasil, v. 5, n. 1, p. 114–134, 2019. DOI: 10.18224/baru.v5i1.7342. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/baru/article/view/7342. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Maria Alcenir de Carvalho, Universidade do Contestado

Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade do Contestado. Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Docente na rede pública estadual de Santa Catarina. Graduada em Letras.

Argos Gumbowsky, Universidade do Contestado

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente na rede pública estadual de Santa Catarina e no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado.

Referências

ALBORNOZ, Suzana. O que é trabalho. São Paulo: Brasiliense, 2001.

ASSIS, O. Q; PUSSOLI, L. Pessoa deficiente: direitos e garantias. São Paulo: Edipro, 1992.

ASSIS, O. Q; PUSSOLI, L; LACERDA, V. A. Os direitos das pessoas portadoras de deficiência. São Paulo: Lúmen, 1994.

AZANHA, S. Formação de professores. Cadernos de Educação Especial, Brasília, n. 18, 2005.

BRASIL. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educacionais especiais. Brasília: UNESCO, 1994.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF, 16 jul. 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm. Acesso em: 2 abr. 2019.

BUCCI, Maria Paula Dollari. Direito administrativo e políticas públicas. São Paulo: Saraiva, 2002.

CARREIRA, Dorival. A integração da pessoa deficiente no mercado de trabalho. In: MANTOAN, Maria Tereza Eglês et al. (org.). A integração de pessoas com deficiência: contribuições para uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Memnon, 1997. p. 24-31.

FRANCO, Augusto de. Por que precisamos de desenvolvimento local integrado e sustentável. 2.ed. Brasília: Millennium, 2000.

FERREIRO, E. Reflexões sobre a alfabetização. São Paulo: Cortez, 1995.

FERREIRO, E. Reflexões sobre a alfabetização. São Paulo: Cortez, 1988.

FIGUEIRA, V. Educação especial. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

GUARESCHI, Neusa et al. Problematizando as práticas psicológicas no modo de entender a violência. In: STREY, Marlene N. et al. (org.). Violência, gênero e políticas públicas. Porto Alegre: Editora da PUC-RS, 2004.

JOHNSON. Allan G. Dicionário de sociologia: guia prático da linguagem sociológica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

KLEIN, M. Os discursos sobre surdez, trabalho e educação e a formação do surdo trabalhador. In: SKLIAR, Carlos (org). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Meditação, 1998. p. 75-91.

LANCILLOTTI, Samira Saad Pulchério. Deficiência e trabalho. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

MADER, G. Integração da pessoa portadora de deficiência: a vivência de um novo paradigma. In: MANTOAN, Maria Tereza Eglês et al. (org.). A integração de pessoas com deficiência: contribuições para uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Memnon, 1997. p. 44-50.

MARANHÃO, R. O. O portador de deficiência e o direito do trabalho. São Paulo: LTr, 2005.

MARTINEZ, C. M. S. Atividades e brincadeiras na vida da criança com problemas no desenvolvimento no início dos anos 90: a visão dos pais. Dissertação (Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 1992.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3. ed. São Paulo: Cortez; Unesco, 2001.

PASTORE, José. Oportunidades de trabalho para portadores de deficiência. São Paulo: LTr, 2000.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Vida independente: história, movimento, liderança, conceito, reabilitação, emprego e terminologia. Revista Nacional de Reabilitação, São Paulo, p. 12-36, 2006.

SEVERINO, A. J. Educação, ideologia e contra-ideologia. São Paulo, EPU, 1986.

SIEDENBERG, D. R. Desenvolvimento regional. In: DICIONÁRIO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006, p. 71.

SILVA, J. A. da. Curso de direito constitucional positivo. 9. ed. São Paulo: Malheiros, 1994.