TIPIFICAÇÃO DE MUNICÍPIOS COMO ESTRATÉGIA PARA TERRITORIALIZAÇÃO DE POLÍTICAS HABITACIONAIS

Conteúdo do artigo principal

Rérisson Máximo
Amíria Bezerra Brasil
Carla Camila Girão Albuquerque

Resumo

Este artigo busca apresentar e discutir a metodologia utilizada no Plano Estadual de Habitação de Interesse Social do Estado do Ceará, especificamente quanto à construção de tipologias dos municípios cearenses, segundo o Plano Nacional de Habitação. A tipificação dos municípios, além de buscar uma maior aproximação com a realidade local, construiu variáveis de priorização frente aos programas que seriam propostos, ou seja, com estratégias de ação centradas nas tipologias estabelecidas. A metodologia, desenvolvida a partir de dados primários e secundários, e considerando a variabilidade de tais informações, previu a criação de um banco de dados que permite uma atualização contínua e, por conseqüência, assegura uma flexibilização dos tipos de acordo com a situação do município, que poderá ser modificada ao longo do tempo, sugerindo também o enquadramento em novas estratégias. O texto divide-se em duas partes. A primeira introduz e contextualiza o PEHIS-CE na Política Nacional de Habitação. A segunda apresenta a metodologia construída assim como alguns dos resultados alcançados, trazendo como exemplo a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
MÁXIMO, R.; BRASIL, A. B.; ALBUQUERQUE, C. C. G. TIPIFICAÇÃO DE MUNICÍPIOS COMO ESTRATÉGIA PARA TERRITORIALIZAÇÃO DE POLÍTICAS HABITACIONAIS. Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos, Goiânia, Brasil, v. 5, n. 2, p. 162–181, 2019. DOI: 10.18224/baru.v5i2.7072. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/baru/article/view/7072. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Rérisson Máximo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo / Instituto Federal do Ceará

Doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo IAUUSP. Professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo/ Instituto Federal do Ceará. Arquiteto e urbanista. Pesquisador no Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos (LABHAB).

Amíria Bezerra Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Universidade do Rio Grande do Norte

Referências

BRASIL. Ministério das Cidades. Capacidades Administrativas, déficit e efetividade na política habitacional. Brasília: Centro de Estudo das Metrópoles, 2007.

BRASIL. Ministério das Cidades. Plano Nacional de Habitação. Brasília: 2009.

BRASIL. Ministério das Cidades. Política Nacional de Habitação. Cadernos MCidades 4. Brasília: 2004.

BRASIL. MINISTÉRIO DAS CIDADES. Tipologia das Cidades. Brasília: Ministério das Cidades. Como andam as Regiões Metropolitanas. Coleção Estudos e Pesquisas do Programa Nacional de Capacitação das Cidades. Brasília, 2008. v. 2.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico. Rio de Janeiro: IBGE, 2000.

CEARÁ. Governo do Estado. Plano Diretor de Habitação do Estado do Ceará. Fortaleza: Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento - BIRD, 2005.

CEARÁ. Governo do Estado. Plano Estadual de Habitação de Interesse Social do Estado do Ceará. Fortaleza: Secretaria das Cidades, 2010.

FJP. Fundação João Pinheiro. Déficit Habitacional no Brasil: Municípios Selecionados e Microrregiões Geográficas. Belo Horizonte: Ministério das Cidades, 2005.

IPEA. Configuração Atual e Tendências da Rede Urbana. Serie Configuração Atual e Tendências da Rede Urbana. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Universidade Estadual de Campinas. Brasília, 2002.