COMPREENSÃO DO HIATO NA AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO EM MUNICÍPIOS

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Manoel Joaquim Fernandes de Barros
Luzinete Barbosa Lyrio
Ana Maria Ferreira Menezes

Resumo

Este estudo reflete sobre a política da alfabetização e o resultado da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) dos municípios de Sobral (CE) e Santo Antônio de Jesus (BA). Desta forma, a problemática identifica os elementos que favorecem a efetivação da política de alfabetização, assegurando a aprendizagem das crianças. Primeiro, faz-se uma breve incursão histórica sobre a política educacional de alfabetização, especificamente, do Brasil e em seguida apresenta-se o cenário dos resultados da ANA e do Índice de Desenvolvimento Básico (IDEB) de ambos os municípios. Optou-se pela pesquisa exploratória, pois será feito uma interpretação dos dados dos indicadores da educação básica. Os resultados mostram os pontos concernentes para a melhoria da qualidade da educação nos municípios estudados, a partir dos resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização.

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Como Citar
FERNANDES DE BARROS, M. J.; LYRIO, L. B.; MENEZES, A. M. F. COMPREENSÃO DO HIATO NA AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO EM MUNICÍPIOS. Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos, Goiânia, Brasil, v. 5, n. 2, p. 326–340, 2019. DOI: 10.18224/baru.v5i2.7866. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/baru/article/view/7866. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Manoel Joaquim Fernandes de Barros, Universidade Salvador

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia / Université Montréal (Brasil, Ca-nadá, 2003). Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (Brasil, 1999). Especialista em Administração pela Universidade Salvador (Brasil, 1998). Bacharel em Ad-ministração pela Universidade Salvador (Brasil, 1994). Graduado em Processamento de Da-dos pela Universidade Salvador (Brasil, 1988). Professor Titular da Universidade Salvador (Brasil). Estágio Pós-Doutoral pela Grenoble École de Management (França, 2016).

Luzinete Barbosa Lyrio, Universidade Salvador

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU) da Universidade Salvador (UNIFACS). Mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano pela Universidade Salvador (UNIFACS) em 2013. Mestre em Ciência da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2004). Especialista em Direito Educacional, Planejamento Educacional e Gestão Educacional. Graduada em História pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em 1994.

Ana Maria Ferreira Menezes, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Administração Pública pela Universidade Federal da Bahia (2002), com estágio de pesquisa (bolsa sanduíche CAPES) no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL). Mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia (1986). Graduada em Economia pela Universidade Federal da Bahia (1979). Professora plena da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Referências

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