DELIMITAÇÃO DE ÁREAS PARA IMPLANTAÇÃO DE ATERRO SANITÁRIO UTILIZANDO METODOLOGIA MULTICRITÉRIOS NO MUNICÍPIO DE GOIÁS, GOIÁS

Conteúdo do artigo principal

Pedro Augusto Gonzaga Moreita
Maira Barberi
Anna Luiza Garção de Oliveira

Resumo

A produção de resíduos sólidos, especialmente os urbanos, constituem uma das atuais preocupações centrais para a governança pública, atingindo não apenas as grandes cidades, mas a todos os núcleos urbanos. Sua destinação final de modo ambientalmente sustentável tem sido amparada por uma ampla gama de leis, resoluções e normativas que auxiliam na seleção de locais apropriados para este fim. Neste ínterim, foram elencados os limites estabelecidos pela Resolução n° 005/2014 CEMAM, Norma Brasileira Técnica n° 10157/1987 que versa sobre os Aterros de Resíduos Perigosos – Critérios para projetos, construção e operação e outras para produção de produção de mapa de classificação de Áreas Favoráveis para a Instalação do Aterro Sanitário de RSU no município de Goiás-GO com o auxílio de ferramentas de geoprocessamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
MOREITA, P. A. G.; BARBERI, M.; DE OLIVEIRA, A. L. G. DELIMITAÇÃO DE ÁREAS PARA IMPLANTAÇÃO DE ATERRO SANITÁRIO UTILIZANDO METODOLOGIA MULTICRITÉRIOS NO MUNICÍPIO DE GOIÁS, GOIÁS. Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos, Goiânia, Brasil, v. 4, n. 2, p. 223–235, 2019. DOI: 10.18224/baru.v4i2.7019. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/baru/article/view/7019. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Pedro Augusto Gonzaga Moreita, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Engenheiro Ambiental, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Maira Barberi, Pontifícia Universidade Católica de Goiás Laboratório de Paleoecologia - Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde

Doutora em Geociências (Geologia Sedimentar) pela Universidade de São Paulo. Mestre em Geologia pela Universidade de Brasília. Especialista em Antropologia Visual pela Universidade Católica de Goiás. Graduada em Geologia pela Universidade de São Paulo. Professora na Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Anna Luiza Garção de Oliveira, Polícia Técnico Científica do Estado de Rondônia

Mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Geóloga pela Universidade Federal de Mato Grosso. Perita Criminal Oficial (POLITEC-RO).

Referências

ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Norma 13.896 – Aterros de Resíduos não Perigosos. Critérios para projeto, implantação e operação. Rio de Janeiro, 12 p., 1997.

ÂNGELO, D. S.; OLIVEIRA, G. G. R.; SILVA, J. Q. Aplicação de técnicas de geoprocessamento para determinação de áreas favoráveis à disposição de resíduos sólidos urbanos (RSU) em aterro sanitário no município de Jaraguá – GO. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiás – Goiânia. Dezembro de 2014.

BORN, V. Avaliação da aptidão de áreas para a instalação de aterro sanitário com o uso de ferramentas de apoio à decisão por múltiplos critérios. 2014. Monografia apresentada ao Programa de Graduação em Engenharia Ambiental, do Centro Universitário UNIVATES. Lajeado, 2013.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 12.305, de 02 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 02 de agosto de 2010. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm >. Acesso em: 10 out. 2015.

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE – CONAMA. Resolução nº 004, de 9 de outubro de 1995. Publicada no Diário Oficial da União n° 236, de 11 de dezembro de 1995, Seção 1, página 20388. Estabelece as Áreas de Segurança Portuária – ASAs. Disponível em: < http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=182 >. Acesso em: 10 mar. 2016.

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE – CONAMA. Resolução nº 428, de 17 de dezembro de 2010. Publicação no Diário Oficial da União nº 242, de 20/12/2010, pág. 805. Dispõe, no âmbito do licenciamento ambiental sobre a autorização do órgão responsável pela administração da Unidade de Conservação (UC). Disponível em: < http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=641 >. Acesso em: 10 mar. 2016.

GOIÁS (Estado) SEMARH - Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos. Resolução nº 005/2014 – CEMAm. Dispõe sobre os procedimentos de Licenciamento Ambiental dos projetos de disposição final dos resíduos sólidos urbanos, na modalidade Aterro Sanitário, nos municípios do Estado de Goiás. Goiânia, 2014.

INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – TOPODATA. Disponível em: < http://www.dsr.inpe.br/topodata/acesso.php > . Acesso em: 15 jun. 2016.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTÁSTICAS – IBGE. Disponível em: < http://www.ibge.gov.br/home/ >. Acesso em: 20 jun. 2016.

NASCIMENTO, V. F. Proposta para indicação de áreas para a implantação de aterro sanitário no município de Bauru-SP, utilizando análise multicritério de decisão e técnicas de geoprocessamento. Dissertação (Mestrado da Faculdade de Engenharia) – Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2012.

NEGROMONTE, M. E. D.; JUCÁ, J. F. T. Gestão de resíduos sólidos: o panorama atual no Estado de Pernambuco e o desafio da gestão integrada. Dissertação (Mestrado ). Programa de Pós-Graduação em Gestão e Pública p/ o Desenvolvimento do Nordeste, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.

REZENDE, F. S., LEITE, M. B. A., CARRIELLO, F. Áreas potenciais para implantação de aterro sanitário em Ilha Grande–RJ. In: XVII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, Anais...João Pessoa-PB, 2011.

SANTOS, J. S.; GIRARDI, A. G.; BRASIL, A. A. Utilização de geoprocessamento para localização de áreas para aterro sanitário no município de Alegrete-RS. In: XIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, Anais... Florianópolis, 2007.

SISTEMA ESTADUAL DE GEOINFORMAÇÃO – SIEG. Disponível em: < http://www.sieg.go.gov.br/ >. Acesso em: 10 jun. 2016.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)