Desenvolvimento Local: a experiência de Rafaela, Santa-Fé (Argentina)

Autores

  • Nilton Marques Oliveira UFT
  • Luciano Martin Esinosa UFT

DOI:

https://doi.org/10.18224/baru.v2i2.5268

Resumo

Resumo: as políticas de desenvolvimento local podem ser definidas como respostas para uma mudança abrupta de modelo de acumulação de capital. Em função disso, desenvolvem ações visando a incorporação de inovações tecnológicas e organizativas no entorno territorial inovador e promotor da incorporação de vantagens competitivas para aumentar a produtividade, eficiência e competitividade. No presente estudo se analisou as instituições do desenvolvimento local que integram a estrutura produtiva de Rafaela-Argentina, no quadro do apoio que estas dão ao setor produtivo, integrada pelas micro, pequenas e médias empresas. Constatou-se a presença de variadas entidades que oferecem serviços de desenvolvimento empresarial aos agentes da região. Isto, somado com um plano estratégico que conta com a participação dos atores locais, explicando parte do sucesso da experiência em Rafaela na Argentina.
Palavras-chave: Desenvolvimento Local. Instituições. Rafaela. Santa-Fe-Argentina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilton Marques Oliveira, UFT

Doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Unioeste. Mestre em Economia Aplicada pela UFV. Economista pela UEM. Professor no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e do curso de Ciências Econômica da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Bolsista do Programa “Novos Pesquisadores da UFT” (Propesq/UFT). Pesquisador dos Grupos de Estudos em Economia Aplicada e Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa sobre Estado, Educação e Sociedade (Geipees) da UFT.

Luciano Martin Esinosa, UFT

Mestrando em Desenvolvimento Regional na UFT. Graduado em Ciências Políticas pela Universidad de Bueno Aires. Bolsista da Organização dos Estados Americanos.

Downloads

Publicado

19.12.2016

Como Citar

OLIVEIRA, N. M.; ESINOSA, L. M. Desenvolvimento Local: a experiência de Rafaela, Santa-Fé (Argentina). Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos, Goiânia, Brasil, v. 2, n. 2, p. 147–163, 2016. DOI: 10.18224/baru.v2i2.5268. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/baru/article/view/5268. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos