Gestão de Reagentes e Resíduos Químicos Presentes em Laboratório de Cosmetologia de Curso de Farmácia

Autores

  • Sandra Regina Longhin Pontifícia Universidade Católica de Goiás Instituto Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.18224/arithmos.v1i1.6897

Palavras-chave:

Resíduos químicos, Gerenciamento de resíduos, Resíduos farmacêuticos.

Resumo

As instituições de ensino superior são unidades que geram resíduos em quantidade reduzida, porém diversificada. O diagnóstico das formulações preparados em laboratório de Cosmetologia permite identificar os reagentes que as compõem bem como os riscos químicos inerentes aos mesmos. Com objetivo de diagnosticar os reagentes e resíduos deste laboratório, esta pesquisa identificou as formulações desenvolvidas nas aulas, baseando-se no material didático utilizado e em visita in loco, identificando desta forma os reagentes e resíduos com características de risco ocupacional e ambiental, e elaborando uma proposta de gestão. Dentre os 37 reagentes identificados, a classe dos Irritantes apresentou o maior percentual, 56,76%, e 37,84% enquadram-se como Perigo Ambiental. O consumo de água destilada também foi estimado, devido ao fato de que para cada litro consumido, dez litros de agua potável são descartados como efluente no processo de destilação. É imprescindível que se reduza os impactos ocupacionais e ambientais, o que pode ocorrer a partir da prática do reuso, do reciclo, da redução do consumo de insumos, de forma a evitar a destinação dos resíduos para incineração. A gestão requer que ocorra de forma colaborativa, com a disseminação o conhecimento aos funcionários, alunos e docentes, de forma racional com relação ao tema.

Biografia do Autor

Sandra Regina Longhin, Pontifícia Universidade Católica de Goiás Instituto Federal de Goiás

Professora de Química na Escola de Ciências Exatas e da Computação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e no Departamento de Áreas Acadêmicas 2 do Instituto Federal de Goiás campus Goiânia

Referências

Gil, E. S.; Garrote, C. F.D.; Conceição, E. C.; Santiago, M. F.; Souza, A. R.: Aspectos te?cnicos e legais do gerenciamento de resi?duos qui?mico- farmace?uticos. Revista Brasileira de Cie?ncias Farmace?uticas, vol.43, n.1, 2007.

Jardim, W. F.: Gerenciamento de resi?duos qui?micos em laborato?rios de ensino e pesquisa. Quim. Nova, 21(5), 1998.

Paiva, C. C. S.: Contaminantes ambientais presentes em atividades dida?tico- experimentais em cursos de farma?cia: identificac?a?o e proposta de gesta?o. 2017. 164f. Dissertac?a?o (Mestrado em Cie?ncias Ambientais e Sau?de), Pontifi?cia Universidade Cato?lica de Goia?s, Goia?nia. 2017.

Downloads

Publicado

2019-06-26

Edição

Seção

Artigos / Articles