Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Arithmós - Revista da Escola de Ciências Exatas e da Computação?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os originais poderão ser enviados em qualquer época do ano. Eles serão apreciados inicialmente pelo Editor da revista. Se estiverem de acordo com as normas da revista, serão encaminhados a pareceristas ad hoc por eles indicados, com reconhecida competência na área de conhecimento, com garantia de sigilo e anonimato tanto da autoria quanto do parecerista. A revisão linguística e a normalização são de responsabilidade do autor. Os textos que não estiverem conforme o padrão culto da língua portuguesa, da linguagem acadêmica e com a estrutura correta não serão encaminhados para avaliação. A editora se responsabiliza pela diagramação dos textos conforme o projeto gráfico de cada revista e pela inserção delas no SEER.
Para a submissão dos textos devem ser observadas as seguintes normas editoriais da Revista Arithmós (ἀρῐθμός):
I. Os textos devem conter (Passo 2 da submissão - Transferência do manuscrito):
● Nenhuma identificação do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
II. Os originais deverão, de modo geral, ter a seguinte extensão: artigo científico (de 10 a 25 páginas);
III. Os autores serão responsáveis pelo conteúdo dos textos publicados, incluindo autenticidade e citações corretas de todo o material. Os autores são também responsáveis por obter permissão escrita para publicar materiais originais (tais como fotografias, comunicações pessoais etc.) protegidos por leis internacionais de direitos autorais, responsabilizando-se também por quaisquer pagamentos implicados com sua reprodução.
IV. Serão aceitas colaborações nos seguintes idiomas: português e inglês.
● Os originais deverão apresentar o título do texto, o resumo e as palavras-chave nas duas línguas.
V. Envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à revista. Todo material destinado à publicação já aprovado pela revista não mais poderá ser retirado pelo autor sem a prévia autorização do Conselho Editorial. Caso um texto publicado em uma revista científica da PUC Goiás seja encaminhado para outros meios de divulgação, o autor ficará responsável por fazer constar a legenda da revista em que seu texto foi publicado na PUC Goiás.
VI. Os dados relativos ao(s) autor(res) devem conter (Passo 3 da submissão - Inclusão de metadados):
● Nome do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
● Vínculo institucional do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
● Endereço, e-mail e telefone para contato.

Formatação:
● Arquivo digital em Word;
● Papel: A4;
● Margens: sup./esq. 3cm; inf./dir. 2cm;
● Margem de parágrafo: 0,60 cm;
● Letra: Times New Roman;
● Tamanho: 12 para texto; 10 para citação (com recuo de 4cm), quadros, tabelas e figuras;
● Espaçamento Entrelinhas: 1.5 para texto e título; simples para citações recuadas, quadros, tabelas e figuras;
● Espaçamento entre parágrafos: de 12pt após cada parágrafo;
Estrutura do artigo:
● Título: no máximo, 10 palavras (todo em maiúsculo e negrito).
● Um resumo entre 10 e 15 linhas, em um único parágrafo, sem entrada de parágrafo, espaçamento entre parágrafos (antes e depois) de 24 pt, seguido de três a cinco palavras-chave
● Um abstract (resumo em inglês), obedecendo às mesmas regras do resumo, seguido de três a cinco keywords;
● Títulos e subtítulos devem ser numerados e apresentar as seguintes formas:
o Título Primário: com maiúsculas nas primeiras letras, negrito e espaçamento entre parágrafos (antes e depois) de 12 pt
o Título Secundário: com maiúsculas nas primeiras letras, negrito e itálico, além de espaçamento entre parágrafos (antes e depois) de 12 pt
o Título Terciário: com maiúsculas nas primeiras letras, itálico, além de espaçamento entre parágrafos (antes e depois) de 12 pt
o Título Quaternário: com maiúsculas nas primeiras letras e espaçamento entre parágrafos (antes e depois) de 12 pt
Notas Explicativas (Notas de Fim de Texto)
As notas explicativas devem ser somente com explicações ou complementos e não com referências bibliográficas ou eletrônicas completas. As notas explicativas devem constar no final texto.
Notação Matemática
Matrizes são escritas com letras maiúsculas e negrito (X) vetores em letras minúsculas e negrito (x), escalares em letras minúsculas e itálico (x). A escrita de equações deverão ser acompanhadas de um número sequencial ao longo do texto. A referência a equações no texto deve ser feita pela palavra equação começando com letra maiúscula com o número da equação entre parênteses. Exemplo Equação (1), Equação (2), etc.
Citação e Referências
O estilo de citação/Referência segue o padrão SPRINGER LNCS, um estilo de referência numerada, comumente usada em artigos científicos, que consiste de:
● Citação no texto indicada pelo uso de numeração sequencial (indicada entre colchetes [ ])
● Lista de referências sequencialmente numerada de acordo com a aparição/referenciamento no texto e posta no fim do documento incluindo os detalhes completos da referência indicada.
Regras gerais da citação no texto:
● Um número é alocado à uma fonte na ordem em que ela é citada no texto. Se a fonte for referenciada várias vezes no texto, o mesmo número é usado;
● Os números que indicam a fonte são colocados entre colchetes (Ex.: [1])
● As referências são postas imediatamente após a sentença/texto/parágrafo o qual é referenciada à uma fonte a ser citada
● Cada trabalho individual de um mesmo autor, mesmo que publicado no mesmo ano, possui seu próprio número de referência.
Na lista de referências, o sobrenome do autor deve ser citado com a primeira letra em maiúscula, acompanhado das iniciais dos nomes, com vírgula entre sobrenome e iniciais do nome e com ponto entre as inciais. O título vem em sequência (após o ultimo autor) precedido de “:”. As normas não indicam qualquer tipo de destaque gráfico, tais como negrito, sublinhado ou itálico, na composição das referências [1].
Exemplo: 1.Lehrman, P., Tully, T.: MIDI for the professional. Amsco Publications, London (1993).
A seguir, mostraremos como fazer referências de diversos tipos de fontes de pesquisa seguindo o Estilo Springer LNCS:
Artigos de revista
Autor(es).: Título do artigo. Abreviatura internacional da revista; volume (número), página inicial-final do artigo; (ano).
Exemplo:
1. Hunt, C.A., Ropella, G.E.P., Park, S., Engelberg, J.: Dichotomies between computational and mathematical models. Nat. Biotechnol.; 26, 738-739; (2008).
Artigo de revista online
Autor(es) do artigo.: Título do artigo. Nome da revista, data de consulta; volume (número). Endereço eletrônico.
Exemplo:
2. Francês, I., Barandiarán, M., Marcellán, T., Moreno, L.: Estimulação psicocognoscitiva nas demências. An Sist Sanit Navar. Acesso 19 de outubro de 2005; 26(3). Disponível em: http://www.cfnavarra.es/salud/anales/textos/vol26/n3/revis2a.html
Livros
Autor(es).: Título do livro. Edição. Lugar de publicação: Editorial; ano. Neste caso, não é necessário especificar a primeira edição, apenas da segunda em diante. A edição sempre se põe em números arábicos e abreviatura: 2ª ed. Se a obra estivesse composta por mais de um volume, devemos citá-lo a seguir do título do livro: Vol. 3.

Exemplo:
3. Medeiros, J.B.: Português instrumental. 9. ed. São Paulo: Atlas; (2010).
Tese, dissertação, monografia e projeto de pesquisa
Autor.: Título. (subtítulo se houver). Tipo de documento. Cidade: Instituição onde foi defendida (ano).
Exemplo:
4. Nunes AMT.: A abordagem do arrebatamento da Igreja analisado sob o ponto de vista cristão pré-milenista. Trabalho de Conclusão de Curso em Ciências da Religião. Belo Horizonte: Instituto de Educação Continuada da PUC Minas (2006).
Trabalho apresentado em evento – Simpósios, Jornadas, Congressos, Seminários, Encontros, Workshops, Colóquios, entre outros
Autor(es).: Título. Tipo de publicação, número e nome do evento; data de realização (ano); Cidade e país de realização do evento. Cidade da publicação: Editora ou Instituição responsável pela publicação; ano de edição (nem sempre é o mesmo do evento).
Exemplo:
5. Carvalho, R. V, Kleijn, J., Verbeek, F.J.: A Multi-Scale Extensive Petri Net Model Of The Bacterial – Macrophage Interaction. In: Heiner, M. (ed.) 5th International Workshop on Biological Processes & Petri Nets. pp. 15–29. CEUR Workshop Proceedings, Tunis, Tunisia (2014).

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Declaramos que este texto enviado para avaliação é de nossa própria autoria e que não foi retirado de outros trabalhos. Dados pesquisados em fontes diversas são citados mediante nota bibliográfica ou explicativa, corretamente relacionados numa lista de títulos ao final do texto. Compreendemos que o plágio acadêmico é delito grave e que a Universidade tem meios legais para lidar com tal situação. Diante disso, estamos cientes de que nosso texto será submetido a um detector de plágio, após ser aceito pelo Editor da Revista.

  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.